Nova fase da Operação Lesa Pátria prende 3 extremistas em MG
Operação foi deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal e cumpre oito mandados busca e apreensão
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 7, a sétima fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar os participantes dos atos terroristas do dia 8 de janeiro em Brasília. Ao todo, os agentes cumprem 8 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e no Paraná. Entre os presos estão Edmar Miguel, Kennedy Alves e Aline Cristina Monteiro Roque. Os 3 foram detidos no estado de Minas Gerais. Após as prisões, eles foram encaminhados para as delegacias de polícia locais.
A operação investiga os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Na ocasião, apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF, em Brasília.
A última fase da operação foi realizada em 14 de fevereiro, quando foi determinado o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão.
Fases anteriores
Em 20 de janeiro, por ordem do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da Operação Lesa Pátria. Na ocasião, foram presos preventivamente oito investigados sob suspeita de participarem, financiarem ou fomentarem os atos golpistas do dia 8 de janeiro - quando radicais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.
Agora, a operação se tornou permanente com desdobramentos periódicos. Até o momento, a PF cumpriu 26 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 50 mandados de busca e apreensão.