Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão dos resultados do segundo turno

Política

Nunes agradece a Tarcísio por apoio na campanha: 'É o capitão que põe o peito na frente'

Prefeito retomou o ritmo de campanha após cancelar compromissos eleitorais na semana passada por causa do apagão

21 out 2024 - 17h38
(atualizado em 22/10/2024 às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários

À frente das pesquisas a seis dias do segundo turno, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) agradeceu na noite desta segunda-feira, 21, o envolvimento do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na sua campanha, disse que o aliado foi "a grande figura dessas eleições" e demonstrou ser um "grande líder" por ter mostrado que tem lado nos momentos mais adversos.

"Numa guerra é o capitão que põe o peito na frente e não deixa ninguém para trás, soldado para trás", declarou o prefeito. A frase abre margem para duas interpretações: Tarcísio tem a patente de capitão do Exército, assim como Jair Bolsonaro (PL), mas o ex-presidente evitou se envolver na campanha diante da simpatia do eleitorado bolsonarista por Pablo Marçal (PRTB) e o cenário apertado, com pesquisas que indicavam empate triplo entre os dois e Guilherme Boulos (PSOL) às vésperas do primeiro turno.

Ricardo Nunes participa, ao lado de Tarcísio de Freitas, de evento de campanha na zona norte de São Paulo
Ricardo Nunes participa, ao lado de Tarcísio de Freitas, de evento de campanha na zona norte de São Paulo
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

O ato, intitulado "Arrancada para a vitória", teve clima de festa, demonstrações de otimismo e menções de aliados a uma vitória nas urnas contra Boulos no domingo, 28. A campanha comemora o cenário, mas prega cautela para não perder o foco na reta final nem cantar vitória antes da hora.

"Vamos ganhar a eleição domingo, com vocês liderando esse processo", disse Nunes à militância presente em um centro de convenções na Casa Verde, zona norte da cidade. Ele afirmou que não há eleição ganha, mas comemorou a liderança nas pesquisas e a baixa rejeição, enquanto a taxa de pessoas que declaram não votar de jeito nenhum em Boulos é maior.

"Mas quero dar destaque especial a um grande amigo, um grande irmão, que esteve conosco em todos os momentos, ombro a ombro. O Tarcísio é uma grande referência nossa. Foi fazer caminhada com a gente, reunião, foi convocar pessoas para a nossa campanha. Eu agradeço muito ao governador Tarcísio por tudo", completou.

Pouco antes, o governador declarou que "Ricardo vai ser eleito" e que a vitória é da militância e das pessoas que se engajaram na campanha do emedebista. "Essa vitória a gente tem que dedicar a vocês. Essa vitória não é do Baleia [Rossi, presidente do MDB], não é minha, não é do [Gilberto] Kassab [presidente do PSD), não é do André [do Prado, presidente da Alesp), não é nem mesmo do Ricardo. Essa vitória é de todos vocês", discursou.

O local estava apinhado de aliados e apoiadores de Nunes. Além do candidato a vice, Ricardo de Mello Araújo (PL), marcaram presenças vereadores eleitos e reeleitos, deputados, secretários da Prefeitura e presidentes de partidos aliados e lideranças políticas, como Gilberto Kassab (PSD) e Milton Leite (União).

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira, 21, aponta Nunes com 54,8% das intenções de voto contra 42,2% de Boulos. Segundo Tarcísio, as pesquisas mostram que a maior parte do eleitorado já decidiu seu voto e que os últimos dias da campanha terão como objetivo conquistar votos entre os eleitores indecisos .

"Vamos ter mais seis dias de campanha e não tem eleição ganha. Graças a Deus todas as pesquisas mostram que Nunes vai ganhar, mas precisamos trabalhar com afinco, amor e humildade", disse Baleia Rossi (MDB), coordenador da campanha e presidente do MDB.

Agenda retomada após pausa por causa de apagão

Nunes retomou o ritmo de campanha após cancelar compromissos eleitorais na semana passada por causa do apagão causado pelas chuvas do dia 11 de outubro. Ele intensificará a agenda na reta final, com foco em bairros da periferia, onde Boulos também tenta conquistar eleitores com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na terça-feira, 22, Nunes fará a primeira agenda ao lado de Bolsonaro. O prefeito e o ex-presidente almoçarão com centenas de aliados no Morumbi, em agenda que também terá a presença de Tarcísio. Depois do almoço, Bolsonaro deve gravar um podcast ao lado do prefeito e do governador Tarcísio de Freitas. À noite, os três participam de um culto com o pastor Robson Rodovalho, fundador da Igreja Sara Nossa Terra.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade