Pacheco, Barroso, Toffoli, chefe da PF e outras autoridades participam em Roma de evento do Esfera
O presidente do Senado foi à capital italiana em voo da FAB, juntamente com o senador David Alcolumbre; Barroso e Toffoli, que julgam ações da JBS no STF, participam como palestrantes do evento patrocinado pela empresa dos irmãos Batista
Autoridades brasileiras dos Três Poderes estão em Roma para participar da segunda edição do Fórum Esfera Internacional, organizado pelo think tank Esfera Brasil. Integrantes do governo italiano e representantes de empresas como Google, Banco Master e Cimed também estarão presentes.
Como mostrou o Estadão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), viajou à capital italiana em voo da FAB, levando junto o senador David Alcolumbre (União Brasil-AP). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Dias Toffoli também participam do mesmo evento. Os dois magistrados são relatores de várias ações de interesse de um dos patrocinadores da conferência e que também marca presença na capital italiana: o empresário Wesley Batista.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estão presentes representando o governo Lula. O evento acontece nesta sexta-feira, 11 e no sábado, 12. Pela programação oficial, o fórum discute as relações bilaterais entre Brasil e Itália e celebrar 150 anos da imigração italiana ao País.
Os convidados palestram sobre sustentabilidade, transição energética, cooperação na segurança pública, segurança alimentar, impactos da inovação na sociedade e segurança jurídica.
Do lado italiano, estão presentes. Matteo Piantedosi, ministro do Interior; Francesco Lollobrigida, ministro da Agricultura; Fabio Porta, deputado do Partido Democrático; e Giovanni Melillo, procurador nacional Antimáfia e Antiterrorismo, vão palestrar no fórum.
Em nota, a Esfera afirmou que "a escolha dos palestrantes e debatedores é realizada pela relevância da autoridade e notoriedade sobre os temas em pauta, sempre em linha com os objetivos da Esfera de promover debates que contribuam para a construção de um País melhor" (leia a nota completa abaixo). A reportagem questionou o grupo se houve pagamento de cachê e se custearam o deslocamento e a hospedagem dos palestrantes, mas não houve resposta. Em outros eventos similares, a Esfera já afirmou ter pago as passagens e o hotel dos convidados. O STF diz que não gastou passagens e diárias de ministros e defendeu a regularidade da participação em eventos (leia a nota completa abaixo). A JBS não se manifestou.
Confira a lista completa de convidados
Autoridades do Brasil:
- Ricardo Lewandowski (ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil)
- Alexandre Silveira (ministro de Minas e Energia do Brasil)
- Rodrigo Pacheco (presidente do Congresso Nacional do Brasil)
- Luís Roberto Barroso (presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil)
- Dias Toffoli (ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil)
- Paulo Gonet (procurador-geral da República do Brasil)
- Bruno Dantas (presidente do Tribunal de Contas da União do Brasil)
- Carla Barroso (embaixadora representante do Brasil na FAO)
- Ciro Nogueira (senador do PP do Brasil)
- Andrei Rodrigues (diretor-geral da Polícia Federal do Brasil)
- Renato Mosca (embaixador brasileiro em Roma)
Autoridades da Itália:
- Matteo Piantedosi (ministro do Interior da Itália)
- Francesco Lollobrigida (ministro da Agricultura da Itália)
- Fabio Porta (deputado do Partido Democrático da Itália)
- Giovanni Melillo (procurador nacional Antimáfia e Antiterrorismo da Itália)
Chefes de empresas:
- Daniel Vorcaro (presidente do Banco Master)
- Fábio Coelho (CEO do Google Brasil)
- Carlos Sanchez (presidente do Grupo NC)
- João Adibe (CEO da Cimed)