Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Pacheco defende que nova lei regulamente prazo para apreciação de MPs

Acordo sobre tramitação das medidas provisórias segue sem definição; Lira insiste para manter protagonismo de deputados nas comissões mistas

29 mar 2023 - 12h29
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu nesta terça-feira, 28, a promulgação de uma nova lei que estabeleça prazo para apreciação das medidas provisórias. A declaração acontece diante da disputa que o senador enfrenta com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) a fim de consolidar uma nova tramitação das MPs.

Senador Rodrigo Pacheco
Senador Rodrigo Pacheco
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado / Estadão

Pacheco resiste a proposta de Lira e defende paridade entre Câmara e Senado em comissões de MPs

Reunião feita entre os parlamentares nesta terça-feira terminou sem um acordo. Em entrevista coletiva, Pacheco destacou que não há expectativa da Casa de ter uma atribuição que seja da Câmara, e que entende o papel do Senado enquanto casa revisora. Apesar de ter aceitado estabelecer prazos para as comissões mistas, o senador disse que há dificuldades em aceitar a mudança na composição dos colegiados sugerida por Lira.

Disputa das MPs

O entendimento sobre o rito de análise das medidas provisórias segue sem definição por Lira e Pacheco, e provoca um entrave na agenda legislativa do governo Lula. De acordo com a Constituição, as medidas provisórias editadas pelo presidente devem ser tramitadas por meio de uma comissão mista, feita por deputados e senadores que votarão dentro de 120 dias para transformar o texto em lei.

Durante a pandemia, este processo foi alterado e as comissões foram eliminadas para que a análise das MPs fosse mais rápida. Desde então, não houve mudança na dinâmica. Pacheco editou, em fevereiro, um ato para retomar o processo anterior, no qual Lira resistiu.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade