Para ser transparente, prefeito trabalha em 'aquário' no Paraná
Gabinete do prefeito de Juranda tem vidros transparentes, semelhantes aos usados em emissoras de rádio
A pequena cidade de Juranda, a 528 quilômetros de Curitiba, pode requerer o título de ter o gabinete de prefeito mais transparente do Brasil, já que no local de trabalho de Bento Batista (PTB), a transparência é literal. A porta de acesso à sala e uma abertura na parede foram instaladas com vidros semelhantes aos "aquários" existentes em emissoras de rádio, possibilitando a visão completa do que ocorre no interior do gabinete. No vidro emoldurado na parede, há uma abertura circular, idêntica a guichês.
"Quando o assunto é rápido ou estou em reunião, falo com o cidadão por ali para que ele não fique muito tempo esperando", afirmou Batista, que prometeu a medida durante a campanha eleitoral. De acordo com ele, os moradores do municipio - de aproximadamente 8 mil habitantes - reclamavam que a ex-prefeita Leila Miotto Amadei (PSC) entrava no gabinete e não atendia a população.
"As pessoas me contaram que ela se escondia e mandava a secretária dizer que estava viajando", disse ele. Para cumprir sua promessa, Batista promoveu a instalação dos vidros e também dispensou a secretária. Se algum morador quiser falar com o petebista é só se dirigir à prefeitura. "Ninguém vai dizer que estou viajando, pois sou eu mesmo que atendo a população", assegura.
A "onda de transparência" implantada por Batista deve continuar, pois ele pretende instalar câmeras nas salas dos secretários municipais e em órgãos públicos, como o hospital municipal. "Vamos colocar tudo ao vivo na internet, inclusive meu gabinete. É para o morador acompanhar o que se passa na prefeitura e permitir a correção de erros que possam acontecer", disse ele.
Constrangimento
Bento Batista revelou ao Terra que várias pessoas atendidas demonstraram constrangimento. "Eles não falam, mas mostram que estão descontentes com a exposição", relatou. Na opinião do prefeito, a transparência dos vidros funciona como proteção.
"Ninguém vai ter coragem de propor qualquer negócio errado aqui. Não há espaço para corrupção. Imagine se o povo ver dinheiro no gabinete? O vidro transparente desestimula estas ações perversas. E se o assunto é oficial, só atendo no gabinete. Nada de sair fora da prefeitura", ressaltou.