Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Partido exibe primeira propaganda política 100% feita em inteligência artificial; veja o vídeo

Cidadania exibe propagandas com depoimentos de pessoas que não existem; presidente da legenda fala em 'abrir o debate' para uso da tecnologia nas eleições de 2026

27 mar 2025 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

O Cidadania, partido político que é federado ao PSDB, exibe nesta semana propagandas feitas inteiramente com inteligência artificial (IA). A inserção exibe pessoas pedindo trabalho digno, educação e saúde de qualidade e um País mais justo, mas nenhuma delas existe de verdade.

A peça foi ao ar em cadeia nacional de televisão aberta na noite de terça-feira, 25. Uma vinheta dedicada à pauta das mulheres na política será transmitida na noite desta quinta-feira, 27.

O partido informa que a criação do vídeo utilizou diversas ferramentas de IA, sendo as principais o Midjourney, o Runway, o HeyGen, o Suno e o ElevenLabs.

A peça apresenta erros de sincronização entre os movimentos dos lábios e as falas dos personagens. Além disso, um dos trechos mostra uma enfermeira andando para trás, como se a reprodução estivesse no modo reverso.

Ao Estadão, o presidente da legenda, Comte Bittencourt, afirmou que o partido quis "abrir o debate" sobre o uso de IA nas eleições gerais de 2026. O dirigente reconhece os avanços da regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2024, mas defende mais normas para o uso da tecnologia em campanhas políticas.

"É um tema que precisa ser regulamentado, ser discutido pelas instâncias que decidem a matéria. Não é cerceamento, mas é o devido cuidado", disse o ex-deputado estadual do Rio de Janeiro. "Estamos chamando a atenção para algo que precisamos aprofundar". A iniciativa, segundo ele, partiu de uma ala do diretório nacional.

Segundo as normas do TSE, o uso de inteligência artificial deve estar explicitado nas campanhas políticas. É vedado o uso de IA para a criação de conteúdo falso, os chamados deep fakes.

O Cidadania é o antigo Partido Popular Socialista (PPS). A mudança de nome ocorreu em 2019. A legenda decidiu romper a federação com o PSDB, mas precisa seguir federado aos tucanos até maio de 2026, segundo a legislação vigente. Como mostrou a Coluna do Estadão, a legenda está em aproximação com outras siglas, como o PSB.

Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade