PE: candidatos começam campanha com estratégias distintas
Armando Neto (PTB) visitou Brasília Teimosa, na capital, e Paulo Câmara foi ao sertão
O primeiro ato de campanha dos dois principais candidatos ao Governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro Neto (PTB) e ex-secretário Paulo Câmara (PSB), neste domingo, foi marcado pelo simbolismo. Enquanto o petebista apostou em Brasília Teimosa, na zona sul do Recife, o socialista viajou para Santa Filomena, no sertão, a 630 quilômetros de distância do Recife.
O senador Armando Neto realizou, junto aos candidatos a vice-governador, deputado federal Paulo Rubem (PDT) e ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), uma caminhada pelo bairro, que possui uma relação estreita com o PT e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ele ter realizado o primeiro ato como presidente, em janeiro de 2003, e ter promovido uma reurbanização no local. À época, João Paulo era o prefeito do Recife.
Centenas de militantes receberam os candidatos, que fizeram um corpo a corpo. Considerado um território de João Paulo, ele entrou em diversas casas e conversou as pessoas que encontrava pelo trajeto.
Após cerca de 2 quilômetros de caminhada, Armando Neto fez uma analogia entre a história do local e a sua candidatura. “A história de Brasília Teimosa nos inspira por ser uma história de resistência e teimosia”, declarou o petebista. “Tem um grupo político que quer se perpetuar, mesmo quando acaba um ciclo”, ironizou.
O candidato ao Senado agradeceu o carinho da população e aproveitou um breve discurso para alfinetar a gestão do atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que apoia o candidato adversário. “Nossos esforços deu qualidade de vida e teto às famílias. É uma pena vermos todos os esforços que tivemos aqui ser mal cuidado, esquecido”, afirmou João Paulo.
Após a caminha em Brasília Teimosa, a coligação seguiu para Casa Amarela, o um dos bairros mais populosos do Recife, com mais de 52 mil habitantes. A princípio seria realizado um comício em uma agremiação, mas uma suposta pressão do PSB nos diretores da agremiação teria cancelado o evento, que acabou sendo realizada outra caminhada no Morro da Conceição. O PSB nega qualquer pressão.
Paulo Câmara
O candidato do ex-governador de Pernambuco e presidenciável, Eduardo Campos (PSB), ex-secretário Paulo Câmara (PSB) também apostou no simbolismo no primeiro ato. Ele viajou mais de 600 quilômetros até Santa Filomena, local cuja Campos foi o primeiro governador a visitar e realizou algumas obras de mobilidade.
Junto aos candidatos a vice, deputado federal Raul Henry (PMDB), e ao Senado, ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e candidatos a deputados estaduais e federais, Câmara realizou uma caminhada pela feira livre de Socorro, distrito do município.
Os discursos, além de pedir voto, enalteceram a figura do presidenciável Eduardo Campos.
Outros candidatos
O candidato do PSOL, José Gomes Neto, realizou um ato no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, a favor de eleições limpas, junto a candidato ao Senado, Albanise Pires e candidatos proporcionais.
Em discurso, Gomes convocou a população a exercer um papel ativo nas eleições, não apenas através da militância, mas também fiscalizando e denunciando irregularidades. “Fizemos a opção de, neste primeiro dia de campanha, buscar sensibilizar a população para que exija eleições limpas”, disse.
“É importante que o eleitor não venda o voto e denuncie quem compra, e também que exija prestações de contas durante o processo eleitoral. Ele deve estar atento ainda ao financiamento das campanhas milionárias, pois, como diz o ditado, ‘quem paga a banda escolhe a música’”, declarou Gomes Neto.
A coligação Mobilização por Poder Popular (PSOL/PMN) diz não aceitar doações de construtoras, bancos, agronegócio e empresas de transporte, além de empresas que lucram com a privatização da saúde e da educação.
Os outros dois candidatos, Miguel Anacleto (PCB) e Jair Pedro (PSTU), não tiveram agenda pública neste primeiro dia de campanha.