Pesquisa mostra prefeito de Guaíba com o melhor desempenho nas urnas e pode mirar o governo do estado em 2026
A pesquisa aponta que ele possui um forte "capital político" para implementar políticas e projetos durante o novo mandato
Um levantamento recente feito por estudantes da PUCRS avaliou o desempenho nas urnas dos principais candidatos às prefeituras do RS. A pesquisa revelou que Marcelo Maranata (PDT), prefeito de Guaíba, foi o candidato mais bem avaliado pelos eleitores, conquistando 78,18% dos votos válidos. Este foi o maior percentual dentre as 24 prefeituras estudadas na análise, sendo que estas se tratam de cidades com mais de 80 mil habitantes.
Este resultado consolida Maranata como um dos principais líderes políticos do RS, demonstrando a confiança que os eleitores estão depositando em seu trabalho. A pesquisa aponta que ele possui um forte "capital político" para implementar políticas e projetos durante o novo mandato. Além disso, não seria surpreendente se o mesmo acabasse sendo cotado pelo PDT como um nome forte para disputar o Palácio Piratini em 2026. Este seria um movimento natural do partido, uma vez que os demais nomes em evidência não se tornam tão expressivos em comparação com o prefeito de Guaíba.
Maranata teve uma projeção muito grande durante a crise causada pelas enchentes deste ano, se colocando na linha de frente nos resgates e também adotando medidas que foram consideradas mais acertadas para lidar com a situação. Naquelas semanas, um vídeo seu acabou viralizando nas redes sociais no qual ele cobra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, medidas e atitudes mais assertivas para o enfrentamento da crise.
O estudo da PUCRS também destaca a importância de estratégias eficazes de marketing político e engajamento dos eleitores principalmente nas redes sociais. Sendo assim, o estudo conclui que prefeitos que obtiveram maior aprovação, como Maranata, devem manter essa comunicação eficiente para fidelizar o apoio recebido. Agora, só o tempo dirá como tudo isso vai se desenrolar.
Outras cidades aparecem neste estudo, como Santana do Livramento, Cachoeirinha e Sapucaia do Sul. Em Porto Alegre, o prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB) ficou em 7º lugar na pesquisa, obtendo 61,42% dos votos válidos. Já o prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), aparece em 10° lugar, com 52,12% dos votos. Da lista de 24 cidades analisadas, o candidato eleito com menor desempenho foi o de Alvorada, Douglas Martello (PL), com 32,83% dos votos válidos.