Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Pesquisa Quaest em Fortaleza: Evandro Leitão tem 44% e André Fernandes, 42% no segundo turno

Cenário eleitoral na capital cearense está indefinido a quatro dias do segundo turno, aponta levantamento; margem de erro é de três pontos porcentuais

23 out 2024 - 13h52
Compartilhar
Exibir comentários

A quatro dias do segundo turno, a disputa pela prefeitura de Fortaleza segue indefinida, aponta pesquisa de intenções de voto da Quaest divulgada nesta quarta-feira, 23. Evandro Leitão (PT) registra 44% de preferência e André Fernandes (PL), 42%. Como a margem de erro é de três pontos porcentuais, os dois estão empatados tecnicamente. Os indecisos somam 2%, e 12% pretendem votar branco, nulo ou se abster.

Em relação ao levantamento anterior, divulgado em 18 de outubro, Leitão oscilou um ponto porcentual para cima e Fernandes, um para baixo. O cenário indica estabilidade, com variação numérica dentro da margem de erro.

Os dados são relativos ao cenário estimulado, em que as opções de voto no pleito são apresentadas aos entrevistados. Também há a pesquisa espontânea, na qual não há esse tipo de indicação. Nessa modalidade de entrevista, há um empate numérico entre Leitão e Fernandes, com 37% cada. Os indecisos são 22% e os votos brancos e nulos somam 4%.

Grau de decisão do voto

Quanto ao grau de decisão do voto, 85% dos eleitores de Leitão afirmam que a escolha é definitiva, enquanto 15% dizem que podem mudar de opção. Entre os adeptos de Fernandes, 92% qualificam a escolha como definitiva, enquanto 8% podem mudar de ideia.

Imagem dos candidatos

A Quaest também mediu a rejeição aos candidatos, por meio da avaliação da imagem atribuída a cada um. Evandro Leitão possui uma "imagem negativa" para 33% dos ouvidos e "positiva" a 49%. São 3% os que não sabem avaliar o candidato do PT.

André Fernandes, por sua vez, obtém os mesmos resultados numéricos que o petista: 49% de avaliação positiva e 33% de menções negativas. Outros 4% não souberam responder.

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade