Pesquisa Quaest em Teresina: Fábio Novo tem 48% dos votos válidos e Silvio Mendes, 47%
Com o levantamento tendo margem de erro de três pontos porcentuais, o cenário aponta uma indefinição se haverá segundo turno ou se terá vitória na primeira rodada
BRASÍLIA - Pesquisa do instituto Quaest sobre o cenário eleitoral em Teresina (PI) divulgado neste sábado, 5, mostra que o deputado estadual Fábio Novo (PT) tem 48% dos votos válidos e o ex-prefeito Silvio Mendes (União) tem 47%. Como a margem de erro é de três pontos porcentuais, os dois têm chances de vencer em primeiro turno neste domingo, 6, ou disputar uma nova rodada no próximo dia 27.
O atual prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (PRD), tem 3% das intenções de voto. Os candidatos Lourdes Melo (PCO) e Professor Tonny (Novo) aparecem com 1%, cada. Os candidatos Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Santiago Belizário (UP) e Telsírio Alencar (Mobiliza) não pontuaram.
A Quaest ouviu 1.000 eleitores de Teresina entre os dias 3 e 4 de outubro. O índice de confiabilidade é de 95% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-00950/2024.
Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados falam o nome de preferência sem ter contato com a lista oficial de candidatos, Silvio Mendes foi lembrado por 36%, Fábio Novo por 33% e Doutor Pessoa por 2%. Os outros candidatos não foram citados.
Em segundo turno, Mendes tem 48% e Novo aparece com 43%
Se a votação deste domingo consolidar um segundo turno na capital do Piauí, Silvio Mendes tem 48% das intenções de voto, enquanto Fábio Novo aparece com 43%. Indecisos somam 3% e 6% dos eleitores de Teresina pretendem votar branco ou nulo.