Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

PGR pede Bolsonaro e denunciados no banco dos réus: ‘Organização criminosa documentou seu projeto’

Paulo Gonet disse estar convicto da denúncia e das provas apresentadas

25 mar 2025 - 11h00
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Gonet diz que Bolsonaro e Braga Netto eram os líderes do plano golpista: 'Documentou seu projeto':

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu no julgamento desta terça-feira, 25, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete denunciados no inquérito do golpe sejam colocados no banco dos réus. Gonet sustentou que a denúncia seja recebida contra todos os acusados.

Gonet disse estar convicto da denúncia e das provas apresentadas e argumentou que os elementos reunidos são suficientes para o recebimento das acusações. O mérito das imputações só será analisado ao final do processo, se ele for aberto, após depoimentos de testemunhas e eventual produção de novas provas.

“A organização tinha por líderes o próprio presidente da República e o seu candidato a vice-presidente, general Braga Netto. Todos aceitaram, estimularam e realizaram atos tipificados na legislação penal de atentado contra a existência e independência dos Poderes e o Estado Democrático de Direito”, afirmou Gonet.

O procurador-geral buscou chamar a atenção para a gravidade do plano golpista e para o risco que ele representou à democracia do País. “A organização criminosa documentou seu projeto e durante as investigações foram encontrados manuscritos, arquivos digitais, planilhas e trocas de mensagens reveladores da marcha da ruptura da ordem democrática, objeto dos esforços da organização”, disse Gonet.

PGR diz que 8 de janeiro era 'ato final' para depor Lula e forçar intervenção das Forças Armadas:

"Para criar condições favoráveis ao seu propósito, o grupo registrou a ideia de estabelecer um discurso sobre urnas eletrônicas e votações e de replicar essa narrativa novamente e constantemente a fim de minar a credibilidade do provável resultado eleitoral desfavorável [...]. A organização criminosa esbanjava acusações falsas, mirabolantes e manipuladoras nas redes sociais e meios de comunicação", acrescentou em outro trecho Gonet.

Ao todo, 34 pessoas foram denunciadas por suspeita de participação no plano de golpe. Os julgamentos foram fatiados para facilitar as análises caso a caso. A denúncia analisada nesta terça envolve o “núcleo 1″ ou “núcleo crucial” da empreitada golpista - os líderes das articulações do golpe.

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram acusados neste grupo Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha) e Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro).

'Sempre espero a justiça', diz Bolsonaro antes de julgamento do STF:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade