Planalto apaga publicação polêmica sobre jornada de trabalho
Governo usou imagem de filme que critica a exploração do trabalhador durante a Revolução Industrial
Uma publicação nas redes sociais do Palácio do Planalto gerou polêmica nesta quarta-feira. Com uma imagem do filme ‘Tempos Modernos’, um clássico com Charlie Chaplin, o governo publicou a seguinte frase: “Jornada de trabalho menor... E meu emprego garantido”. O texto faz referência ao Programa de Proteção ao Emprego, lançado pelo governo federal, que permite a redução de 30% da jornada de trabalho e dos salários dos funcionários.
Siga Terra Notícias no Twitter
O problema, apontado inclusive pelos internautas, é que o filme de Chaplin faz uma pesada crítica à exploração do trabalhador durante a Revolução Industrial, mostrando como o homem foi obrigado a se adaptar às jornadas de trabalhos cada vez mais longas e cansativas. A falta de sensibilidade do Social Mídia gerou diversos comentários na publicação, que foi deletada horas depois.
“O próximo a ser demitido será o estagiário de mídias sociais do Planalto”, disse um internauta. “Que infelicidade no uso da imagem. Chaplin fazia uma crítica à alienação e à exploração do trabalhador industrial e o Poder Executivo, durante o ajuste fiscal executou manobras para reduzir os direitos trabalhistas! Caramba, foi péssimo”, complementou outro internauta.
Procurada pelo Terra, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que o post visava "visava destacar a ação do governo, construída em parceria com empresas e sindicatos, para assegurar o emprego de trabalhadores em momento de dificuldades temporárias" e que foi retirado do ar posteriormente por "inadequação ao conteúdo pretendido"
A retirada da imagem das redes sociais também gerou comentários:
E o Palácio do Planalto apagou o post sobre a Redução do Salário e a imagem de Tempos Modernos! Junto se vai mais um estagiário kkk
— Frei João Paulo (@FreiJoaoPaulo) July 8, 2015
e o planalto acaba de tirar do ar a foto do Tempos Modernos na propaganda da nova medida de "proteçao ao emprego" diminuindo salário
— Du Catando Cavaco (@dumacedo75) July 8, 2015