Planalto reserva espaço para Lula em galeria; não há data para inclusão de foto
Como é praxe, foto do ex presidente Jair Bolsonaro foi trocada por uma em preto e branco
A entrada do Palácio do Planalto já dá indícios de um novo governo no poder. A reportagem do Terra esteve no local na manhã desta segunda- feira, 2, e encontrou um espaço vazio na galeria dos presidentes, já reservada para o retrato de Luiz Inácio lula da Silva (PT), empossado presidente da República no domingo, 1º.
Como é de praxe, a foto de Jair Bolsonaro (PL) já aparece em preto e branco, assim como as imagens de outros ex-chefes do Executivo federal. O mandato de Bolsonaro terminou no sábado, 31. Ele viajou para os Estados Unidos na véspera, e não seguiu a tradição de o presidente passar a faixa para seu sucessor.
No domingo, Lula subiu a rampa do Planalto e recebeu a faixa presidencial de membros da sociedade civil. O grupo, focado na diversidade, era composto por mulher, idoso, criança, negro e pessoa com deficiência, entre outros.
Ainda não há data, mas a expectativa é que a galeria recebera uma foto colorida de Lula, que já possui um retrato em preto e branco devido aos governos que assumiu em 2003 e 2007. Conforme apurado pela reportagem do Terra, o retrato deverá ser pendurado dentro de 15 dias.