Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Polícia faz buscas contra fraudes em agência de fomento do governo de SP

Operação Avaritia investiga empresas de fachada criadas para obter empréstimos da Desenvolve SP; prejuízo pode chegar a R$ 5 milhões.

30 out 2023 - 18h34
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia Civil de São Paulo investiga fraudes em operações de crédito na Operação Avaritia.
Polícia Civil de São Paulo investiga fraudes em operações de crédito na Operação Avaritia.
Foto: Marcio Fernandes / Estadão

A Polícia Civil de São Paulo faz buscas nesta segunda-feira, 30, em uma investigação sobre fraudes envolvendo empréstimos da Desenvolve SP, agência de fomento do governo estadual que concede crédito a micro, pequenos e médios empreendedores e a prefeituras paulistas. Os crimes teriam sido cometidos entre 2021 e 2022.

Os policiais cumprem 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Indaiatuba, Campinas, Elias Fausto, Salto, Valinhos, Cotia, Osasco e Carapicuíba. A Justiça também autorizou o bloqueio de contas e bens dos investigados.

O esquema seria operado por meio de empresas de fachada criadas para obter empréstimos. Os investigadores estimam que o prejuízo aos cofres públicos, pelos auxílios concedidos e não pagos, pode chegar a R$ 5 milhões. Os crimes investigados são organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A investigação da Operação Avaritia foi aberta a partir de uma denúncia recebida pela própria Desenvolve SP, por meio de sua Ouvidoria. A agência informou que fez uma auditoria interna e encontrou indícios do uso de informações falsas nos pedidos de financiamentos. O relatório da apuração administrativa foi levado aos órgãos de investigação.

"Além de identificar e atuar para interromper eventuais desconformidades, a Desenvolve SP comunicou os fatos ao Ministério Público, à Secretaria da Fazenda, ao Banco Central, e à Controladoria Geral do Estado. O relatório de apuração interna foi compartilhado com os devidos órgãos externos e a Desenvolve SP está colaborando com a Polícia Civil", diz a entidade. "A Desenvolve SP e as autoridades públicas têm trabalhado diligentemente para apurar responsabilidades e garantir a reparação de eventuais danos causados aos cofres públicos."

O inquérito corre no Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro da Divisão Especializada de Investigações Criminais do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 (Deinter-2), em Campinas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade