Posse de Lula: 300 mil pessoas são esperadas, diz PRF
Órgão detalhou como será a operação de segurança para o evento de domingo, 1º, em Brasília
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) detalhou como será a operação de segurança para a cerimônia de posse do presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo, 1º, em Brasília, que deve receber 300 mil pessoas.
O esquema de segurança é nacional e inclui todo o efetivo da PRF, com 12.871 policiais, que irão atuar, mobilizando também as 392 unidades de operação nem todo o País. Ao todo, 1540 viaturas estarão à disposição do órgão, além de 230 policiais motociclistas, equipes de batedores, forças de pronto-emprego nos estados, ambulâncias e aeronaves. Somente em Brasília (DF) e seu entorno, serão mais de mil políciais, além dos 400 dedicados para escoltas de autoridades.
Uma das preocupações para o evento é um possível confronto entre manifestantes bolsonaristas, que segundo a PRF são monitorados e já demonstram "uma desmobilização" natural, com apoiadores de Lula. "Todas as caravanas que chegam à Brasília serão abordadas pelo órgão. A nossa preocupação é que esses grupos não entrem em confronto, por isso é importante o monitoramento", disse o inspetor Luis Carlos Reischak
O plano operacional é feito em articulação com Polícia Federal (PF), com o Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil dos estados. Até o momento 106 pessoas foram detidas, mais de 33 mil pessoas e 31 mil carros foram fiscalizados pela PRF.