Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prefeito eleito de cidade do RJ é condenado a pagar multa por uso de imagem de Bolsonaro em santinho

Cláudio Ferreti (MDB) usou panfletos com a imagem do ex-presidente mesmo sem ter seu apoio; procurada, sua defesa não respondeu

14 out 2024 - 19h30
(atualizado às 19h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito eleito de Angra dos Reis (RJ), Cláudio Ferreti (MDB) e sua coligação "Angra no Caminho Certo" foram condenados no domingo, 13, a pagarem multa de R$ 30 mil pelo uso indevido da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A derrota judicial de Ferreti veio depois de Renato Araújo (PL), candidato do ex-presidente na cidade, ter ingressado com uma ação pelo emedebista ter distribuído santinhos na cidade com sua imagem ao lado da de Bolsonaro.

Cláudio Ferreti (MDB), prefeito eleito de Angra dos Reis (RJ)
Cláudio Ferreti (MDB), prefeito eleito de Angra dos Reis (RJ)
Foto: Reprodução/@ferreti_claudio via Instagram / Estadão

Na sentença, divulgada pelo portal Tempo Real, o juiz entendeu que o uso da imagem do ex-presidente por Ferreti como "propaganda desinformativa" pelo fato de o apoio de Bolsonaro a Araújo ser "de conhecimento público".

Cláudio Ferreti (MDB), prefeito eleito de Angra dos Reis (RJ)
Cláudio Ferreti (MDB), prefeito eleito de Angra dos Reis (RJ)
Foto: Reprodução/@ferreti_claudio via Instagram / Estadão

"É de conhecimento público que Jair Bolsonaro apoiou absolutamente o candidato Renato de Araújo contra Ferreti. Nesse contexto, e conforme afixado pelo Parquet Eleitoral em parecer ministerial, de fato os representados incorreram em propaganda desinformativa, apta a ensejar a aplicação da multa prevista em lei", diz a decisão.

O Estadão tentou contato com a defesa de Cláudio Ferreti, que não respondeu ao nosso contato. Já Renato Araújo não foi encontrado pela reportagem.

Entenda o caso

Segundo Bolsonaro, o emedebista usou sua imagem na campanha mesmo sem ter seu apoio. Ele também acusou o adversário de usar a estrutura da prefeitura para coagir, ameaçar e perseguir empresas e servidores em prol do prefeito eleito. Procurados, Ferreti e a prefeitura não responderam.

Ferreti obteve 40.681 votos (42,41% dos votos válidos), enquanto Renato Araújo conquistou 39.579 votos (41,27% dos votos válidos). A cidade no litoral sul fluminense não tem segundo turno.

No vídeo, publicado no perfil de Araújo, Bolsonaro diz que Ferreti usou sua imagem em "santinhos". Ele também acusa a chapa eleita de burlar leis para ganhar as eleições, mas não especifica quais nem como. O ex-presidente disse que um novo prefeito será eleito, que será "decente e honesto".

Bolsonaro denunciou à Polícia Federal (PF) os panfletos de campanha irregulares. O ex-presidente se apoiou no artigo 350 do Código Eleitoral que proíbe "inserir ou fazer inserir declaração falsa, ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais". Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na gráfica e na base da campanha, onde foram encontrados os materiais.

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade