Prestes a chefiar Secom, Sidônio Palmeira defende que governo melhore a comunicação digital
Publicitário substituirá o ministro Paulo Pimenta e deverá ocupar cargo na próxima semana
Escolhido para assumir a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, o publicitário Sidônio Palmeira comentou a substituição da chefia da pasta e defendeu que o governo invista na melhoria da comunicação digital. A mudança foi confirmada na tarde desta terça-feira, 7, pelo ministro Paulo Pimenta, que comandou a pasta por dois anos.
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"A gente precisa é que aconteça, é que tem uma expectativa grande com o governo, tem a gestão e tem percepção popular. Eu acho que a gente precisa alinhar essas três coisas. E esse é o desafio nosso: expectativa, gestão e percepção popular fiquem equilibradas", declarou Sidônio ao avaliar que a comunicação deve ser tarefa de todo o governo.
O processo de transição foi iniciado e discutido com o presidente na tarde desta terça, no Palácio do Planalto. Pimenta disse que a decisão sinaliza uma "nova fase do governo", entrevista aos jornalistas.
"O presidente quer ter a frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, criatividade, capacidade de poder exercer essa tarefa e poder coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período", afirmou Pimenta.
Entre as atribuições da Secom estão a formulação e implementação da política de comunicação e de divulgação das ações e dos programas do governo federal. Além disso, a pasta é responsável pela publicidade e relacionamento com a imprensa.
Quem é Sidônio Palmeira?
Publicitário e marqueteiro da campanha presidencial petista em 2022, Sidônio Palmeira começou a carreira em Salvador, na Bahia, e já chefiou outras campanhas vitoriosas da sigla ao governo do estado, entre elas de Jaques Wagner e Rui Costa entre 2006 e 2018. Ele ficou mais próximo de Lula durante a campanha de 2022, quando atuou como marqueteiro e mantinha contato diário com o atual presidente.
Antes da decisão de troca na chefia da Secom, Palmeira já vinha realizando trabalhos na pasta, como a produção da montagem da peça publicitária da mudança da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, em novembro do ano passado. Além disso, ele também contribuiu na campanha de fim de ano do governo com o slogan "Todo dia a gente faz um Brasil melhor". Ele ainda acompanhou o pronunciamento do presidente no Palácio da Alvorada, que foi ao ar em 23 de dezembro.