PT lança Chinaglia para disputar presidência da Câmara
O PT lançou nesta quarta-feira a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (SP) para a presidência da Câmara dos Deputados em eleição que ocorrerá no início do ano que vem, quando começa a próxima legislatura.
O anúncio do lançamento da candidatura de Chinaglia foi feito durante sessão do Congresso Nacional pelo líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), que afirmou que o nome de Chinaglia, que já foi presidente da Casa, também tem apoio de outras legendas, como Pros e PCdoB.
"Eu anuncio esta candidatura porque estamos todos abertos ao diálogo para discutirmos. Nesta candidatura existe, portanto, o respeito a todas as outras candidaturas", disse Vicentinho. "Um, dois, três, Arlindo outra vez", completou.
O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ) já lançou sua candidatura à presidência da Câmara com o apoio, além de seu partido, de uma série de outras legendas. Cunha é considerado um desafeto do Palácio do Planalto e já criou dificuldades para o Executivo na Câmara no passado.
Além de Cunha e Chinaglia, o deputado Julio Delgado (PSB-MG) também se lançou para a presidência da Câmara.
A candidatura de Cunha coloca fim a um acordo entre PT e PMDB que previa um rodízio entre os dois partidos no comando da Câmara. O PT tem a maior bancada da Casa, seguido pelo PMDB, que tem atualmente o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).