Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Quem é Renato Duque, 'homem do PT' nos esquemas da Petrobras investigados na Lava Jato?

Justiça mandou prender o ex-diretor da Diretoria de Serviços da Petrobras; durante a Lava Jato, ele confessou crimes que envolviam Lula, José Dirceu e Antonio Palocci

18 jul 2024 - 18h30
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - Conhecido por ser o "homem do PT" em esquemas ilícitos na Petrobras apurados pela Operação Lava Jato, Renato Duque comandou, entre 2003 e 2012, uma diretoria da estatal que, segundo a força-tarefa, captou cerca de R$ 650 milhões em propinas com empreiteiras investigadas por corrupção. Nesta quarta-feira, 17, a 12ª Vara Federal Criminal de Curitiba expediu um mandado de prisão contra Duque, condenado a cumprir 39 anos, dois meses e 20 dias de prisão em regime fechado.

CVM puniu ex-diretor da Petrobras

No último dia 4, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) puniu Duque, por unanimidade, e ele está inabilitado, pelo prazo de 15 anos, para o exercício do cargo de administrador ou de conselheiro fiscal de companhias abertas.

O CVM entendeu que ele descumpriu o seu dever de lealdade, previsto no artigo 155 da Lei das Sociedades por Ações, após atuar em busca do favorecimento da contratação de sondas por intermédio da empresa Sete Brasil, sob a expectativa de pagamento de propina.

Nenhuma sonda chegou a ser produzida pela Sete Brasil e, até o momento, a empresa se encontra em recuperação judicial.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade