Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Quem é Weverton Rocha, antigo desafeto de Flávio Dino e relator da indicação ao STF no Senado

Weverton Rocha foi eleito senador em 2018, com apoio de Flávio Dino, que era governador do Maranhão; na campanha de 2022, se afastou do atual ministro da Justiça ao não ser escolhido como sucessor para o Executivo estadual

29 nov 2023 - 12h30
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - A relatoria da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) ficou sob responsabilidade de um antigo desafeto do ministro da Justiça. Escolhido para a função pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o senador Weverton Rocha (PDT-MA) se afastou de Dino após ter sido preterido na sucessão ao governo do Maranhão em 2022.

Weverton Rocha chegou ao Senado após apoio de Dino, mas apoiou concorrente do ministro da Justiça no pleito de 2022
Weverton Rocha chegou ao Senado após apoio de Dino, mas apoiou concorrente do ministro da Justiça no pleito de 2022
Foto: Reprodução/ Flávio Dino no Facebook / Estadão

A relação dos dois, porém, é descrita como de idas e vindas por interlocutores do ministro da Justiça, como mostrou a Coluna do Estadão. Assim que foi divulgada a decisão de Lula sobre a vaga no Supremo, o senador classificou a indicação como "muito bem-vinda" e o nome de Dino como de "inquestionável capacidade". "Para nós maranhenses é uma honra ver Dino, um conterrâneo, sendo indicado para compor a corte suprema", afirmou Weverton no X (antigo Twitter), na segunda-feira, 27, antes de ser formalizado como relator na CCJ.

Governistas elogiam indicação de Dino ao STF, e aliados de Bolsonaro pedem rejeição no Senado
  • Indicado por Lula ao STF, Dino tem que ser aprovado pelo Senado; veja como é o processo
  • Quem é Flávio Dino, o ex-juiz que virou político e colecionou embates
  • Na Câmara, foi líder de uma bancada formada por partidos de oposição ao governo de Michel Temer (MDB). Weverton votou contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e a reforma trabalhista.

    No Senado, Weverton é vice-líder do governo Lula e votou a favor do arcabouço fiscal e da reforma tributária, pautas de interesse do Executivo. O maranhense, no entanto, votou a favor do marco temporal da demarcação das terras indígenas no fim de setembro.

    "Sou vice-líder do governo Lula, mas não concordo com a insegurança jurídica que anúncios de possíveis novas demarcações geram. É preciso encontrar soluções que protejam os povos indígenas, sem prejudicar pequenos produtores", afirmou Weverton em rede social.

    Estadão
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade