Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Regina Duarte é advertida pelo Instagram por postar fake news sobre enchentes no RS

Atriz compartilhou fake news sobre a ajuda do governo federal e recebeu um selo de "informação falsa"

18 mai 2024 - 20h58
(atualizado às 21h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Regina Duarte foi advertida pelo Instagram por compartilhar um vídeo falso, alegando que o governo de Lula havia rejeitado ajuda de Portugal para as enchentes no Rio Grande do Sul.
Regina Duarte
Regina Duarte
Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Regina Duarte, de 77 anos, recebeu uma advertência do Instagram por compartilhar informações falsas sobre a atuação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às enchentes no Rio Grande do Sul.

A ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro publicou um vídeo falso alegando que o presidente Lula havia rejeitado ajuda de Portugal para os gaúchos afetados pelas enchentes. 

O vídeo compartilhado pela atriz é do político de extrema-direita português André Carlo Amaral Ventura. Nas imagens, ele mente ao afirmar que o governo brasileiro "não quer que Portugal envie" doações para o Rio Grande do Sul. 

Ao acessar a postagem, os internautas são informados pela plataforma de que a publicação é falsa e são direcionados para uma matéria de uma agência de checagem que explica por que o vídeo é uma fake news.

Quando compartilhou o vídeo com informações falsas na segunda-feira, 13, a atriz afirmou que não conseguia "entender por que razões o governo brasileiro não aceita ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul". 

Anteriormente, o Palácio do Planalto já havia informado que estava viabilizando o transporte de 200 toneladas de donativos arrecadados em Portugal. "Muita desinformação tem sido disseminada com mentiras sobre o esforço do governo brasileiro para ajudar a população gaúcha. Diferentemente do que alegam esses conteúdos falsos, não houve recusa por parte do governo federal de doações advindas de Portugal para o RS", disse o comunicado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade