RS: novo chefe de gabinete de Jardel é afastado após 5 dias
Deputado estadual exonerou 16 pessoas na segunda-feira, e nesta sexta anunciou que novo homem forte também caiu
O novo chefe de gabinete do deputado estadual no Rio Grande Do Sul Maria Jardel (PSD), Cristian Lima, durou uma semana no cargo. A assessoria do deputado informou, nesta sexta-feira (10), que Lima foi afastado antes mesmo de tomar posse legalmente. Jardel explicará o motivo em entrevista coletiva neste sábado (11).
Na segunda-feira (6), o deputado exonerou 16 servidores, entre lotados em seu gabinete, na bancada e mais a dispensa da função gratificada de um servidor cedido. Após o anúncio, ele tirou licença de 10 dias de licença saúde. A partir daquele momento, Cristian Lima passou a exercer a função de chefe de gabinete, mesmo que não estivesse formalmente contratado.
O próprio Lima havia explicado ao Terra, na ocasião, a atitude intempestiva de Jardel: "Houve ameaças de várias pessoas, inclusive de alguns desses dirigentes que foram exonerados. Ameaças gravíssimas, tanto de cunho pessoal, como de imagem, e até à família dele”.
Ídolo da torcida do Grêmio nos anos 90, Jardel deixou o clube gaúcho em 1996 para uma carreira internacional que se estendeu até meados dos anos 2000. A carreira, contudo, entrou em declínio a partir de 2003 e diversas tentativas de retomada acabaram não vingando. Em entrevistas, revelou ter enfrentado problemas com o uso de drogas e depressão. Aposentou-se em 2011. Em 2014 elegeu-se deputado estadual pelo PSD gaúcho, com 41.227 votos.