Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Rui Costa diz que, por ser rico, Musk pensa que 'pode se dar o luxo de desobedecer as instituições'

Ministro da Casa Civil defendeu a decisão do STF de derrubar o X, antigo Twitter, em entrevista à GloboNews

3 set 2024 - 13h01
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, atacou o empresário Elon Musk por não cumprir as ordens judiciais brasileiras. "Não é porque alguém é muito rico que pode se dar o luxo de desobedecer às instituições e os ordenamentos jurídicos de um país", disse em entrevista à GloboNews nesta terça-feira, 3.

Costa defendeu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o X (antigo Twitter). Na última sexta-feira, 30, foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes a suspensão dos serviços do X em todo o Brasil. A decisão veio após recusa de Musk de nomear um representante oficial no País.

"Não vejo as mesmas bravatas desse tal empresário em relação à Índia ou à China, em relação a outros países onde eles atuam e que seguem à risca todo o marco legal institucional daquele país, daquela nação", disse o ministro. Costa também disse que Musk considera o Brasil uma "republiqueta" e por isso quer escolher quais leis cumprirá.

Rui Costa, ministro da Casa Civil do governo Lula
Rui Costa, ministro da Casa Civil do governo Lula
Foto: WILTON JUNIOR/Estadão / Estadão

X fora do ar no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes determinou que o X fosse retirado do ar por retirar seus representantes legais do Brasil. A plataforma descumpriu ordens do ministro de retirar do ar conteúdos e perfis que compartilhassem notícias falsas e atacassem a democracia e as instituições, e não pagou as multas que foram impostas.

Moraes também bloqueou as contas da Starlink, empresa de internet via satélite também de Elon Musk. Por considerar que as duas fazem parte do mesmo grupo econômico, o ministro concluiu que seria uma forma de fazer com que as multas fossem pagas.

Desde então, Musk vem atacando o governo brasileiro e o ministro. O bilionário acusou Moraes de abuso de poder e o comparou a vilões do cinema, além disso, disse que faria "apreensões recíprocas" com o presidente Lula, mas não especificou o que seria apreendido.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade