Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Saiba quem é Ana Paula Lobato, que assume a vaga de Dino no Congresso até 2030

Mais jovem do Senado, a suplente do ministro da Justiça já cometeu gafe e se envolveu em polêmicas; conheça sua trajetória política

29 nov 2023 - 11h20
(atualizado às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução: Redes Sociais

A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), suplente do ministro da Justiça Flávio Dino no Senado, assumirá o cargo até 2030, caso a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Dino no Supremo Tribunal Federal (STF) seja aprovada no plenário da Casa Legislativa. A posse de Ana Paula ocorreu quando Lula convidou o ex-governador do Maranhão para comandar o Ministério da Justiça.

Natural de Pinheiro, no interior do Maranhão, Ana Paula Lobato, de 39 anos, é conterrânea de Dino. Além de sua formação como enfermeira, ela também está envolvida no setor de aluguel de equipamentos e de máquinas para construção.

Ana Paula Lobato iniciou sua trajetória política ao se filiar ao PPS (hoje Cidadania) em 2011. Sua primeira tentativa em eleições foi em 2014, quando concorreu sem sucesso ao cargo de deputada estadual. Em 2016, já filiada ao PDT, integrou a chapa como vice-prefeita em sua cidade natal, ao lado de Dr. Leonardo Sá (PCdoB), mas a chapa não foi eleita. Em uma nova tentativa quatro anos depois, foi eleita como vice na gestão de Luciano Genésio (PP).

Enquanto ocupava o cargo de vice, assumiu interinamente como prefeita por um mês, após o afastamento de Luciano Genésio pela Justiça em 2022. Na ocasião, ele e outras 6 pessoas foram acusadas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) pelos crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e organização criminosa por atos cometidos entre 2017 e 2021.

Em 2022, ela desvinculou-se do PDT e ingressou no PSB, partido de Dino, onde concorreu como suplente do atual ministro da Justiça. No início do ano, licenciou-se do cargo na prefeitura de Pinheiro para assumir a vaga no Senado com a nomeação de Dino para o Ministério da Justiça. Aos 38 anos, tornou-se a pessoa mais jovem a ocupar uma cadeira no Senado na legislatura atual.

Ela é esposa do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), e lidera o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema). De acordo com informações da imprensa local, a atuação de seu marido nos bastidores foi essencial para sua nomeação como suplente de Dino, uma vez que Neto apoiou a reeleição do atual governador do Estado, Carlos Brandão (PSB) - aliado de Dino. 

Polêmicas no Senado

No cargo desde fevereiro, Ana Paula exerce a vice-liderança do PSB no Senado e já desempenhou papel de relatora em projetos de lei que abordam temas econômicos, sociais e previdenciários. Entre esses projetos, estão propostas que visam ampliar a criminalização da injúria relacionada a diversos preconceitos, como os de origem e gênero.

Lobato também esteve envolvida em momentos controversos desde que assumiu a cadeira de Dino no Senado. Em junho, ela pediu a demissão do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, alegando insatisfação com a taxa de juros e a política monetária do BC. Na ocasião, ela encaminhou um ofício ao Conselho Monetário Nacional (CMN), do qual Campos Neto é membro, solicitando sua saída do cargo.

Já em setembro, a senadora viralizou nas redes sociais devido à pronúncia incorreta do nome do ex-presidente brasileiro, general Ernesto Geisel, que comandou o País durante parte da ditadura militar. O equívoco ocorreu durante uma sessão da CPMI do 8 de janeiro, enquanto ela questionava o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional do ex-presidente Jair Bolsonaro, general Augusto Heleno, que prestava depoimento ao colegiado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade