Senado pede informações sobre contratos da Petrobras
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira, um requerimento de informações no qual pede ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, detalhes sobre os contratos de arrendamento e operação da Petrobras nas plataformas de perfuração SS Amazônia e SS Pantanal.
O documento também solicita explicações sobre os navios-sonda SC Lancer, Vitória 10000, Cerrado e Sertão, além do contrato de licitação da plataforma Schahin Guara, do Grupo Schahin.
Segundo o senador Ivo Cassol (PP-RO), autor do requerimento, o Grupo Schahin foi condenado a pagar R$ 1 bilhão como indenização à empresa Centrais Elétricas Belém, pela queda da barragem da Pequena Central Hidrelétrica de Apertadinho, em Rondônia.
Ainda segundo Cassol, o grupo é arrendatário de plataformas e navios para a Petrobras, em contratos de valor superior a R$ 10 bilhões. Para o senador, o impacto financeiro da condenação sobre as empresas Schahin poderia gerrar possíveis efeitos negativos sobre os contratos com a estatal.