Senadores protocolam assinaturas para criar CPI da Petrobras
Senadores protocolaram as assinaturas necessárias para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar denúncias de irregularidades envolvendo a Petrobras, informou nesta quinta-feira a assessoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), responsável pela apresentação do pedido na secretaria-geral da Casa.
O documento reúne 28 assinaturas de apoio à criação da CPI. São necessárias 27 assinaturas para viabilizar a investigação. A estatal tem sido alvo de denúncias de irregularidades em compra de uma refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos.
Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a tentativa de criação de uma CPI não deve avançar. "Os fatos estão sendo todos investigados. Nós precisamos cobrar o andamento da investigação. Fazer a CPI agora seria erguer um palanque eletrônico em pleno período eleitoral em cima da Petrobras, isso não é bom para o Brasil", disse Calheiros.
Apesar de o foco da investigação parlamentar ser a compra da refinaria, a CPI também deve se debruçar sobre outros temas, como as investigações na Holanda que poderiam apontar pagamento de propina a funcionários da estatal, a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e até mesmo a ativação de plataformas de exploração de petróleo sem todas as condições de segurança.
Com informações da Reuters e Agência Brasil