STF forma maioria para condenar Collor por corrupção e lavagem de dinheiro
Votação aconteceu nesta quinta-feira, 18
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da condenação de Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, nesta quinta-feira, 18. Até o momento, sete ministros se posicionaram a favor da ação contra o ex-presidente e ex-senador.
Votaram a favor da condenação os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Roberto Barroso, Luiz Fux e Carmém Lúcia. Já o ministro Nunes Marques foi o único, até o momento, a se posicionar favorável à absolvição de Collor.
Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e a presidente do STF, Rosa Weber, ainda não votaram.
Ação penal
O STF começou a julgar a ação penal aberta contra Fernando Collor no último dia 10. Conforme denúncia aceita pelo Supremo em agosto de 2017, o ex-parlamentar teria recebido R$ 29 milhões em propina pela suposta influência política na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras. O caso é oriundo das investigações da Operação Lava Jato.
Em defesa ao ex-parlamentar, seus advogados argumentam que não há provas de que ele tenha recebido recursos indevidos. Além disso, os advogados sustentam que não há ato de ofício que possa comprovar contrapartida por parte do senador para receber a suposta propina.
*Com informações da Agência Brasil