Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

STF vai apurar se Sarney foi beneficiado pelo Banco Santos

23 mai 2014 - 13h04
Compartilhar
Exibir comentários

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu na quinta-feira um pedido do Ministério Público Federal em São Paulo para investigar se o senador José Sarney (PMDB-AP) teria se beneficiado de um saque de R$ 2,159 milhões do Banco Santos antes de o Banco Central decretar a intervenção da instituição, em 2004. O inquérito, distribuído ao ministro Dias Toffoli, também já foi enviado pelo Supremo ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que vai se manifestar sobre o pedido.

Em fevereiro, o MPF disse ver "elementos concretos de possível prática de delito" envolvendo Sarney, que tinha uma "relação estreita" com o então banqueiro Edemar Cid Ferreira, controlador do Banco Santos. O documento destaca que a data do saque ocorreu "apenas um dia antes da intervenção" e aponta a "proximidade de Sarney com Edemar, amigos íntimos há mais de três décadas".

Na época, Sarney afirmou não ter recebido informação privilegiada e disse que uma das razões que o levaram a retirar os recursos é que era fato "público e notório" que o banco atravessava "dificuldades financeiras". O senador será investigado pelo STF por ter foro privilegiado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade