'Temos que ter uma relação muito civilizada e democrática', diz Lula sobre Trump
Presidente brasileiro avalia telefonar para Trump nos próximos dias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 8, que pretende ter uma relação democrática e civilizada com o presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista à CNN Internacional, Lula destacou que o Brasil e os Estados Unidos possuem uma relação comercial sólida. O petista citou que os EUA são uma potência econômica e que, do ponto de vista geopolítico, têm responsabilidade com o resto do mundo.
“Eu acho que nós dois, como chefes de Estado de dois países importantes nas Américas, temos que ter uma relação muito civilizada e democrática, porque o Brasil tem uma relação comercial privilegiada com os Estados Unidos, e os Estados Unidos têm um estoque de investimentos muito grande no Brasil”, afirmou o presidente petista.
Mesmo tendo antes do pleito presidencial declarado apoio à democrata Kamala Harris, que nas palavras de Lula, “seria o caminho mais seguro para fortalecer a democracia”, o presidente brasileiro avalia telefonar para Trump nos próximos dias.
O gesto de Lula seria um contraponto à postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que demorou mais de um mês para reconhecer e cumprimentar publicamente Joe Biden quando ele venceu as eleições americanas de 2020.