Tesoureiro do PT vai depor dia 9 na CPI da Petrobras
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, prestará depoimento à CPI da Câmara dos Deputados que investiga as denúncias de irregularidades na Petrobras no próximo dia 9.
O depoimento de Vaccari estava previsto para o dia 23 de abril, segundo a Agência Câmara, mas nesta terça-feira foi antecipado para quinta-feira da próxima semana, o que desagradou o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).
“Vamos ouvir o tesoureiro do PT antes de ouvir algum empresário”, disse o relator, segundo a agência. Para o parlamentar petista, a mudança visa a fazer "propaganda" de uma manifestação convocada contra o governo em várias cidades do país para o dia 12 de abril.
Vaccari responde a processo por corrupção e lavagem de dinheiro em uma ação penal relacionada à Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.
Delatores afirmam que o PT recebeu dinheiro oriundo do esquema de corrupção na forma de doações ao partido. De acordo com o Ministério Público Federal, Vaccari sabia da origem ilícita do dinheiro doado ao partido.
Vaccari e o PT negam as acusações. O partido reiterou, em nota nesta terça-feira, que todas as doações que recebe são legais e declaradas à Justiça Eleitoral, assim como voltou a negar que Vaccari tenha participado de esquema de recebimento de propina.
(Por Eduardo Simões)