Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Tragédia no RS: ministros do TSE avaliam adiar eleições municipais no Estado, diz colunista

As eleições municipais serão no dia 6 de outubro, mas o calendário eleitoral começa em breve

8 mai 2024 - 22h24
(atualizado às 23h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Urna eletrônica
Urna eletrônica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O cenário de devastação no Rio Grande do Sul por causa das enchentes pode acarretar no adiamento das eleições municipais no Estado. A possibilidade começou a ser discutida de maneira informal entre ministros do Tribunal Superior Eleitoral, segundo a coluna de Andreza Matais, do UOL.

A discussão, porém, ainda é incipiente e não consta de maneira oficial. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, chegou a ser procurada pela coluna, mas não comentou o assunto.

As eleições municipais serão apenas no dia 6 de outubro, mas o calendário eleitoral já começa agora. Na semana que vem, a partir do dia 15 de maio, os pré-candidatos podem iniciar a arrecadação prévia por meio de financiamento coletivo. A campanha oficialmente se inicia em 16 de agosto.

Até o momento, a Corte tomou medidas relacionadas à regularização do cadastro eleitoral que está ocorrendo em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, foi prorrogado o prazo, para o dia 23 de maio, para solicitar a emissão e regularização do título de eleitor, a transferência de domicílio eleitoral e a alteração de dados cadastrais. No resto do País, o prazo termina nesta quinta-feira, 9.

Os cartórios eleitorais do Rio Grande do Sul estão fechados. A Justiça Eleitoral disponibilizou ainda o meio virtual para aqueles que querem tirar o primeiro título ou regularizar seus dados sem precisar ir ao cartório, mesmo com a prorrogação do prazo.

Tragédia no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou as informações sobre as vítimas do temporal que assola o Estado. Às 18h desta quarta-feira, 8, foram confirmados 130 desaparecimentos, enquanto o número de mortes permaneceu o mesmo do boletim anterior, das 12h, com 100 vítimas confirmadas e duas mortes sob investigação.

  • Municípios afetados: 425
  • Pessoas em abrigos: 67.428
  • Desalojados: 163.786
  • Afetados: 1.476.170
  • Feridos: 374
  • Desaparecidos: 130
  • Óbitos confirmados: 100
  • Óbitos em investigação*: 2 (a Defesa Civil apura se as mortes têm ligação com o temporal)
Imagens mostram cidade devastada no RS após água de enchente baixar:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade