TSE anula votos de candidato a prefeito de Arroio do Sal devido a pendências judiciais
Decisão final do Tribunal confirma Luciano Pinto como eleito após anulação dos votos de João Luiz Rocha, do PSD, por inelegibilidade
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou os votos de João Luiz Rocha, candidato a prefeito de Arroio do Sal pelo PSD, após julgar como procedente o pedido de impugnação de sua candidatura. Com a decisão transitada e julgada, a chapa de Rocha, que concorria ao lado do candidato a vice "Alemão do Mercado", ficou com zero votos.
O pedido de impugnação foi realizado pelo Ministério Público Eleitoral, representado pela promotora Paula Athanasio, sob a justificativa de que Rocha possuía restrições legais devido a condenações e processos pendentes. Entre as acusações estão duas condenações por desvio de dinheiro e fraude em licitação, ações de improbidade administrativa e mais de 40 inquéritos em andamento.
Os recursos de Rocha em diversas instâncias foram rejeitados por unanimidade, com a Justiça Eleitoral declarando-o inelegível. Com isso, o vice também foi impactado, e os votos da chapa foram anulados.
Após a anulação, a nova ordem das eleições em Arroio do Sal é a seguinte:
- Luciano Pinto: 2.487 votos (eleito)
- Diego Quadros: 2.237 votos
- Paulo Bianchi: 304 votos
- João Luiz Rocha: 0 votos