Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Ustra leva livro "A Verdade Sufocada" no seu primeiro dia como vereador

A obra apresenta a versão de Carlos Alberto Brilhante Ustra sobre a luta armada de esquerda no Brasil durante o regime militar, além de relatar suas experiências como chefe do DOI-CODI

7 jan 2025 - 09h28
Compartilhar
Exibir comentários

O ano legislativo começou com tudo em Porto Alegre, com direito até mesmo a polêmicas por conta do espelho de classe do Plenário da Câmara Municipal. Um dos destaques do primeiro dia na Casa foi o vereador Coronel Ustra (PL), que levou o livro "A Verdade Sufocada", de Carlos Alberto Brilhante Ustra, para o dia de trabalho. Segundo o parlamentar, sua ideia é deixar a obra em seu lugar no Plenário.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

A atitude do vereador não passou despercebida pelos demais parlamentares. Roberto Robaina (PSOL) publicou, em suas redes sociais, uma foto da mesa de Ustra com o livro. "No dia que Fernanda Torres recebe o Globo de Ouro por um filme que condena a ditadura, a extrema direita mostra sua natureza contra a verdade e justiça: faz circular na Câmara o livro do torturador Brilhante Ustra", disse junto da foto. 

"A Verdade Sufocada - A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça" foi publicado em  2006 e é o segundo livro de memórias de Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015). A obra apresenta a versão de Ustra sobre a luta armada de esquerda no Brasil durante o regime militar, além de relatar suas experiências como chefe do DOI-CODI. Segundo Ustra e seus familiares, o livro foi boicotado pelas livrarias na época do lançamento e a família precisou financiar suas tiragens por causa das negativas de editoras. O livro voltou a receber atenção após ser citado por Jair Bolsonaro durante entrevista no programa Roda Viva, em 2018.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade