Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Vice-presidente dos EUA viajará ao Brasil na posse de Dilma

5 dez 2014 - 21h53
(atualizado às 22h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dilma Rousseff&nbsp;cumprimenta o vice-presidente americano&nbsp;Joe Biden; ser&aacute; a segunda vez que ele vir&aacute; ao Pa&iacute;s nos &uacute;ltimos seis meses</p>
Dilma Rousseff cumprimenta o vice-presidente americano Joe Biden; será a segunda vez que ele virá ao País nos últimos seis meses
Foto: Maglio Perez / Reuters

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará ao Brasil para a cerimônia de posse do segundo mandato de Dilma Rousseff, marcada para 1º de janeiro de 2015, informou nesta sexta-feira a Casa Branca.

No mês passado, Biden ligou para Dilma para parabenizá-la pela reeleição e expressou o desejo de voltar a se reunir com ela em breve para discutir uma ampla agenda. Apesar da confirmação da viagem feita na sexta-feira, a Casa Branca não divulgou mais detalhes.

Será a segunda visita do vice-presidente americano ao Brasil em menos de seis meses. Em junho, ele esteve no País por causa da realização da Copa do Mundo e assistiu a um dos jogos da seleção americana no torneio.

Na ocasião, encontrou com Dilma em Brasília. A reunião representou o início da reaproximação entre os dois países após as revelações do ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), Edward Snowden.

Snowden denunciou que os americanos espionaram as comunicações pessoais de Dilma, de ministros e empresas brasileiras. Irritada, a presidente suspendeu uma visita de estado que faria a Washington em outubro do ano passado.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki, garantiu que o secretário de Estado, John Kerry, está esperançoso em estabelecer uma nova fase nas relações com o Brasil por causa da reeleição de Dilma.

"Tivemos alguns desacordos ao longo do último ano, aproximadamente, e isso não é segredo, mas o Brasil continua sendo um aliado importante", garantiu a porta-voz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade