X (Twitter) comemora desbloqueio no Brasil e diz ter 'orgulho' de estar de volta ao País
Em post na sua conta de assuntos governamentais globais, a plataforma disse ser 'indispensável' e prometeu 'defender a liberdade de expressão dentro dos limites da lei'
O X (antigo Twitter) fez a primeira postagem sobre a situação da empresa no Brasil desde o desbloqueio da rede social. A conta para assuntos governamentais globais da plataforma comemorou a mudança. "O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil", escreveu na terça-feira, 8.
A mensagem diz ainda que a volta das operações no país foi prioridade e reafirma que a plataforma defenderá a liberdade de expressão nos limites da lei.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a volta da plataforma na terça, após a empresa pagar R$ 28,6 milhões em multas por descumprir decisões judiciais e indicar a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como responsável legal pela rede social no País.
Moraes disse ter ordenado a derrubada da rede por descumprimento de ordens judiciais, não pagamento de multas e recusa do X a indicar um representante legal no País. Quando a plataforma pagou as multas, o dinheiro foi depositado na conta judicial errada, embora a plataforma tivesse "pleno conhecimento" da conta correta, afirmou o ministro do STF.
O X argumentou que o pagamento foi feito por meio de uma guia de depósito judicial emitida pela Caixa Econômica. Moraes esperou a transferência do dinheiro para a conta correta para liberar a rede social.
X is proud to return to Brazil. Giving tens of millions of Brazilians access to our indispensable platform was paramount throughout this entire process. We will continue to defend freedom of speech, within the boundaries of the law, everywhere we operate.
-------------------
O…
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) October 8, 2024