Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Zanin diz no Senado que sempre esteve ao lado da Constituição e outro lado é barbárie e abuso de poder

Ex-advogado de Lula participa de sabatina nesta quarta-feira, 21

21 jun 2023 - 10h59
(atualizado às 11h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo/Ton Molina

O advogado Cristiano Zanin, indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira, em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que sempre esteve do lado da Constituição e que o outro "é barbárie, abuso de poder".

Zanin afirmou ainda que, se aprovado como ministro do STF, não permitirá "investidas insurgentes e pertubadoras à solidez da República", pois acredita que a responsabilidade do cargo tem impacto direto no país.

Zanin, que fez sua exposição inicial no início da sabatina, terá de responder a perguntas dos senadores da comissão. Depois disso, ele precisa ter seu nome aprovado pelo colegiado e, posteriormente, pelo plenário do Senado.

A expectativa do governo é que Zanin receba de 50 a 60 votos dos 81 senadores, inclusive com apoio da oposição, em votação secreta no plenário. São necessários ao menos 41 votos favoráveis para a aprovação do indicado.

Se for aprovado, o advogado vai assumir a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski em abril, quando ele completou 75 anos e se aposentou compulsoriamente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade