Zé Trovão, bolsonarista eleito deputado, é diplomado com tornozeleira eletrônica
Caminhoneiro que ganhou notoriedade ao convocar protestos contra os ministros do Supremo Tribunal Federal e pedir voto impresso
Marcos Antônio Pereira Gomes (PL-SC), o Zé Trovão, foi diplomado deputado federal na segunda-feira, 19, e apareceu usando tornozeleira eletrônica durante a cerimônia realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Imagens do evento viralizaram nas redes sociais dando destaque para a tornozeleira de Zé Trovão, que ficou visível quando o deputado eleito se sentou na primeira fileira dos diplomados.
Zé Trovão, ídolo dos bolsonaristas, utilizando tornozeleira eletrônica durante diplomação para deputado. pic.twitter.com/6BLPfB3Kz8
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) December 19, 2022
O caminhoneiro foi o 14º candidato a deputado federal mais votado em Santa Catarina, com 71.140 mil votos.
Apoiador radical de Jair Bolsonaro (PL), ele ganhou popularidade entre bolsonaristas quando começou a convocar protestos contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a pedir a aprovação do voto impresso pela Câmara dos Deputados.
Zé Trovão é investigado sob suspeita de organizar manifestações antidemocráticas no feriado do 7 de Setembro de 2021. Ele chegou a ser preso preventivamente, após passar dois meses foragido, mas ganhou autorização do STF para aguardar a conclusão do inquérito em regime domiciliar.
O caminhoneiro também foi proibido de manter contato com os outros investigados, de usar as redes sociais e de conceder entrevistas sem autorização judicial. Parte das restrições foi flexibilizada durante a campanha, embora ele ainda seja obrigado a usar tornozeleira eletrônica.