Prefeitura fecha shopping em SP por problemas de segurança
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo fechou na manhã desta terça-feira o Center Fashion Luz - shopping popular na região central da capital paulista. A ação foi coordenada pela recém-criada Secretaria de Controle Urbano. A prefeitura alega que o centro comercial, que prioriza vendas por atacado e conta com cerca de 300 lojas (120 em funcionamento), foi fechado por problemas de segurança.
Entre as irregularidas encontradas estão rotas de fuga obstruídas, materiais inflamáveis estocados de maneira inadequada, instalações elétricas deficientes, pára-raios sem funcionamento, ausência de iluminação de emergência, falta de extintores e inexistência de brigada de incêndio.
De acordo com o secretário Orlando Almeida Filho, todos os shoppings de São Paulo serão vistoriados em breve. "É importante a divulgação do trabalho que estamos fazendo para que todos comecem a sanar as irregularidades existentes. Este estabelecimento foi o primeiro porque já havíamos detectado problemas no passado que não foram resolvidos".
O secretário afirmou ainda que, no mês passado, o centro comercial havia sido multado em R$ 25 mil por conta das irregularidades e foi dado um prazo de uma semana para que as obras fossem realizadas. "Passaram-se 25 dias, voltamos aqui e a situação é praticamente a mesma".
Segundo Chih Yon Song, subsíndico do shopping, o prazo dado pela prefeitura não foi suficiente para a finalização das reformas. "Nós já estávamos fazendo as obras que foram solicitadas pela prefeitura, mas o prazo que nos deram não foi suficiente. Ainda hoje chegaram cerca de 50 extintores e o equipamento de pára-raios. Porém, como o shopping foi lacrado, não foi permitida a entrada desses equipamentos", argumentou Song.
Segundo o subsíndico, um engenheiro já havia sido contratado e o estabelecimento espera reabrir o mais rápido possível. "Já estamos reformando toda parte elétrica e as saídas de emergência. A prefeitura veio aqui hoje de surpresa, não esperávamos por isso". Song afirmou ainda que o centro comercial movimenta cerca de R$ 1 milhão por dia e teme pelos lojistas e pelos mais de 400 funcionários que trabalham no local.
O Center Fashion Luz possui uma área aproximada de 20 mil m² e o governo do Estado de São Paulo tem planos para desapropriar o local, onde seria instalado um centro cultural de dança. O prédio abrigou, até os anos 70, a antiga rodoviária da cidade.