Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Preocupação de segurança', 'convicções políticas extremas': imprensa internacional repercute explosões em Brasília

Jornais destacam proximidade do início de encontro de líderes do G20 no RJ e possibilidade de ataque à democracia brasileira

14 nov 2024 - 09h21
(atualizado às 09h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, repercutem na imprensa internacional. Jornais destacam preocupações com segurança antes da reunião do G20, no Rio de Janeiro, e com estado da democracia brasileira.
Explosões em Brasília: corpo aguarda perícia e ainda tem artefato, diz correspondente do Terra:

As explosões ocorridas na noite de quarta-feira, 13, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que terminaram com a morte de um homem, repercutiram na imprensa internacional. 

Jornais de fora do Brasil destacaram a proximidade do caso com o início do encontro do G20, que ocorre no Rio de Janeiro e receberá diversos líderes mundiais, além de citarem a ligação do autor com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e ideais anti-democráticos

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar as explosões. Um inquérito sobre o caso também foi aberto pela Polícia Civil do Distrito Federal. 

Veja abaixo a repercussão do caso em jornais internacionais:

The New York Times

Nos Estados Unidos, o The New York Times destacou como o autor concorreu e perdeu a um cargo de vereador, em 2020, pelo Partido Liberal, da direita do ex-presidente Jair Bolsonaro. O jornal reportou o clima de tensão que tomou Brasília nos momentos após o incidente. "Policiais militares e equipes antibombas vasculharam toda a área", diz o texto.

Veja como o The New York Times noticiou as explosões em Brasília
Veja como o The New York Times noticiou as explosões em Brasília
Foto: Reprodução/The New York Times

Le Monde

O francês Le Monde chamou a atenção para possibilidade de o atentado tentar atingir o "coração da democracia brasileira" e as "mais altas instituições" do Brasil. O jornal também chamou as "convicções políticas extremas" do autor de "paranoicas". "Motivações preocupantes", diz a reportagem sobre o responsável pelos explosivos.

Veja como o Le Monde noticiou as explosões em Brasília
Veja como o Le Monde noticiou as explosões em Brasília
Foto: Reprodução/Le Monde

Al Jazeera

O portal da rede de notícias árabe, Al Jazeera, deu espaço para como as explosões ocorreram "a poucos passos do Supremo Tribunal Federal (STF)" e como a Praça dos Três Poderes "também tem sido alvo de violência política nos últimos anos". 

Além disso, à Al Jazeera a jornalista Mônica Yanakiew, baseada no Brasil, observou que as explosões ocorreram dias antes da conferência do G20. "As pessoas estão preocupadas com isso por causa do timing", declarou à reportagem.

Veja como a Al Jazeera noticiou as explosões em Brasília
Veja como a Al Jazeera noticiou as explosões em Brasília
Foto: Reprodução/Al Jazeera

El País

Na Espanha, o El País demonstrou preocupação que o "ataque mortal em Brasília" ocorra a cinco dias de o Rio de Janeiro, localizado a quase 1.200 quilômetros, receber a cúpula de líderes do G20.

O espanhol também falou sobre publicações feitas nas redes sociais do autor antes das explosões: "uma série de ameaças contra o presidente Lula e outros altos cargos da República pouco antes do ataque".

Veja como o El País noticiou as explosões em Brasília
Veja como o El País noticiou as explosões em Brasília
Foto: Reprodução/El País

Deutsche Welle

O jornal alemão Deutsche Welle deu destaque ao pronunciamento da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, que classificou a explosão como ato de um "lobo solitário". A reportagem lembra dos ataques de 8 de janeiro de 2023 e também demonstra preocupação com a presença de líderes internacionais no Brasil, pelo encontro do G20.

Veja como o Deutsche Welle noticiou as explosões em Brasília
Veja como o Deutsche Welle noticiou as explosões em Brasília
Foto: Reprodução/Deutsche Welle

La Nación 

O La Nación, da Argentina, reportou a agilidade com as autoridades brasilienses agiram em resposta às explosões, mas relatou o sentimento de preocupação na capital federal. "Embora as causas sejam desconhecidas, o episódio começava a mobilizar a classe política brasileira, sensibilizada por um evento violento no coração político da capital", diz a reportagem.

O jornal argentino também lembrou que o episódio ocorre quase dois anos depois da tentativa de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023. "As autoridades não descartavam um possível novo atentado com o objetivo de atingir as sedes dos três poderes", concluiu.

Veja como o  La Nación noticiou as explosões em Brasília
Veja como o La Nación noticiou as explosões em Brasília
Foto: Reprodução/La Nación

The Guardian

Para o britânico The Guardian, o caso "levanta preocupações de segurança antes de o país receber líderes globais do G20". O jornal destacou a proximidade da reunião dos chefes de Estado no Rio de Janeiro, que será seguida de uma visita do presidente chinês Xi Jinping à capital Brasília.

Veja como o The Guardian noticiou as explosões em Brasília
Veja como o The Guardian noticiou as explosões em Brasília
Foto: Reprodução/The Guardian
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade