Primeira vacinada contra Covid-19 no Brasil recebe 2ª dose
Mônica Calazans recebeu CoronaVac no dia 17 de janeiro
A enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, recebeu a segunda dose da vacina CoronaVac nesta sexta-feira (12).
O estado de São Paulo iniciou nessa semana a aplicação da 2ª dose do imunizante anti-Covid desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
A vacina foi aplicada durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a presença do governador paulista, João Doria.
No evento, Mônica revelou ter sofrido diversos ataques virtuais após se tornar a primeira brasileira a ser vacinada e fez um apelo por respeito.
"Quero deixar claro que não sou atriz, sou enfermeira. Eu não estou atuando. No momento com tantas mortes não existe atuação teatral, é uma realidade que todos nós estamos vivendo", afirmou.
Além de Mônica, o coordenador da Pastoral do Povo da Rua, o padre Júlio Lacellotti, também participou da cerimônia e mostrou o seu comprovante de vacinação.
Moradora de Itaquera, na zona leste da capital paulista, Mônica faz parte do grupo de risco para a Covid-19. Ela atua na linha de frente do combate à pandemia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
A profissional, que participou da terceira fase dos testes clínicos, foi vacinada pela primeira vez no dia 17 de janeiro, logo depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial do imunizante.
Já o Programa Nacional de Imunização só começou no dia 18 de janeiro, após a China importar 6 milhões de doses da vacina e os lotes serem distribuídos.