Programa de Aquisição de Alimentos visa fortalecer agricultura familiar, diz governo
A iniciativa traz novidades que facilitarão o acesso de indígenas e quilombolas à ação federal.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar. O PAA foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (22), em cerimônia, na cidade do Recife (PE), com as presenças dos ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellinton Dias, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira.
O valor individual de comercialização dos agricultores familiares pelo PAA será maior a partir de agora. Também participaram do evento o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da empresa, Rosa Neide, e os diretores da estatal de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Silvio Porto, de Operações e Abastecimento, Thiago dos Santos, e o de Gestão de Pessoas, Lenildo Dias de Morais.
"Vamos comprar a preço de mercado os alimentos dos agricultores familiares de todo o Brasil e ajudar a colocá-los na mesa dos brasileiros, garantindo renda a quem produz e uma alimentação de qualidade aos consumidores", reforçou o presidente da Conab em entrevista à midia.
A volta do Programa de Aquisição de Alimentos também traz novidades que vão facilitar o acesso de indígenas e quilombolas ao Programa. Serão priorizadas as mulheres e assentados da reforma agrária, além da retomada da participação da sociedade civil na gestão do PAA, por meio do Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (GGPAA) e do Comitê de Assessoramento do GGPAA.
O Programa é operacionalizado por meio dos ministérios do MDS, do MDA e pela Conab. Serão cinco modalidades ofertadas: Compra com Doação Simultânea, PAA-Leite, Compra Direta, Compra Institucional e Apoio à Formação de Estoques. Todas elas serão regulamentadas pelo Grupo Gestor do PAA.
Presidente @LulaOficial relança o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Recife. É mais comida no prato do povo brasileiro, através compra de alimentos saudáveis de agricultores familiares para combater à fome e promover a dignidade para os brasileiros.
📸@ricardostuckert pic.twitter.com/P9klTf2ahq
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) March 22, 2023