Queda de helicóptero dos bombeiros em MG: o que já se sabe e o que falta esclarecer sobre o acidente
Aeronave foi localizada após 12 horas de busca; os seis ocupantes morreram
Saiba o que já está esclarecido e o que ainda está sendo investigado sobre acidente com helicóptero em MG que terminou com morte de seis pessoas.
O acidente envolvendo o helicóptero do Corpo de Bombeiros que caiu após atender uma ocorrência na região de Ouro Preto, em Minas Gerais, terminou com a morte de quatro bombeiros, um médico e um enfermeiro. A aeronave foi localizada somente após 12 horas de buscas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Terra traz abaixo o que já se sabe sobre o acidente e o que falta esclarecer neste caso.
O helicóptero do Corpo de Bombeiros havia sido acionado para atender uma ocorrência de queda de um monomotor na região de Ouro Preto, a 130 km de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira, 11. Uma pessoa morreu no acidente.
Quando já seguia para Belo Horizonte, o helicóptero dos bombeiros também caiu, matando os seis ocupantes.
Como estavam as condições para voo no dia?
A falta de visibilidade na região pode ter contribuído com o acidente. Além disso, a área onde o helicóptero caiu é de serra. Por causa dessas condições adversas, o piloto pode ter ficado desorientado, informou o secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Moisés dos Santos, em entrevista à rádio O Tempo FM.
Após a Força Aérea Brasileira (FAB) identificar o acionamento do dispositivo de emergência do helicóptero, que transmite dados de localização, viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros auxiliaram nas buscas da aeronave e das vítimas.
Participaram da operação mais de 80 pessoas, entre bombeiros e outros agentes, além de cães de busca e aeronaves. Depois de 12 horas, o helicóptero foi localizado.
Qual foi a causa do acidente?
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
"Não podemos falar o que causou o acidente, mas visivelmente estava um mau tempo, a serra estava com bastante névoa e a gente não sabe exatamente o que causou o acidente, mas a perícia foi acionada, o Cenipa. Eles farão os trabalhos de praxe e com certeza concluirão o que deu a causa a esse acidente fatal", continuou o secretário.
Quem são as vítimas?
- Wilker Tadeu Alves da Silva, capitão do Corpo de Bombeiros;
- Victor Stehling Schirmer, tenente do Corpo de Bombeiros;
- Welerson Gonçalves Filgueiros, sargento do Corpo de Bombeiros;
- Gabriel Ferreira Lima e Silva, sargento do Corpo de Bombeiros;
- Marcos Rodrigo Trindade, médico;
- Bruno Sudário França, enfermeiro do Samu.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou luto oficial no estado por três dias.
A aeronave estava com a manutenção em dia?
O helicóptero é um BK 117 C-2, fabricado em 2013 e em operação desde 2014. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todas as manutenções estavam em dia.