Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Relatório do governo federal aponta possível pacto entre PCC e CV

As 2 facções criminosas são as mais poderosas do Brasil

17 fev 2025 - 08h24
(atualizado às 10h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Um relatório do governo federal alerta para um possível acordo entre as duas maiores facções criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e o Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, que pode agravar o tráfico de drogas na região amazônica e aumentar a pressão sobre as forças de segurança.

    Os detalhes desse possível pacto foram revelados em um documento elaborado pela Secretaria de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), comandado pelo ministro Ricardo Lewandowski, segundo o programa "Fantástico", da TV Globo.

    "A unificação dos advogados do PCC e do CV vem sendo articulada por integrantes do alto escalão das duas facções e teria como objetivo fortalecer os grupos criminosos para, principalmente, pleitear demandas dos chefes presos no sistema penitenciário federal", afirma o relatório do MJSP.

    A trégua, que teria sido assinada pelos chefes das duas organizações, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola (PCC), e Marcinho VP (CV) ? ambos detidos em presídios de segurança máxima ?, pode fortalecer as rotas de tráfico de cocaína provenientes de Colômbia, Bolívia e Peru, que atravessam a região amazônica.

    "Estamos bastante preocupados. Compreendemos que uma aliança entre essas organizações criminosas, que, inclusive, já deveriam ter sido classificadas como terroristas, certamente terá reflexos negativos para a população no curto prazo", declarou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, à Globo. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade