Rio apresenta trem e confirma entrega de metrô para Jogos
De acordo com governador Luiz Fernando Pezão, o Metrô da Linha 4 será entregue em junho, dois meses antes dos Jogos, mas apenas sem a estação Gávea
As obras do metrô da Linha 4 vão estar prontas em tempo para os Jogos Olímpicos. A garantia foi dada nesta quinta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão, durante a apresentação do primeiro trem da linha, que chegou da China na semana passada. “É a obra mais cara do projeto olímpico e não podemos atrasar. O dinheiro já está garantido e na conta”, disse Pezão, que voltou a lamentar a crise por que passe o país. Só ele cortou cerca de R$ 2,6 bilhões do orçamento do Estado. “Mas garantimos todas as obras do Estado para as Olimpíadas”, confirmou.
Apesar do atraso nas obras e da confirmação de que a estação Gávea não vai estar operativa, Pezão afirmou que tudo está dentro do prazo. “Tínhamos um colchão de seis meses nas obras, gastamos esse período e agora tudo está andando bem”, disse. O tatuzão que enfrentou problemas na rua Barão da Torre, já está próximo da Praça Nossa Senhora da Paz. “Em velocidade de cruzeiro”, exagerou o secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório.
Pezão reafirmou que quer aproveitar os cerca de nove mil trabalhadores das obras do metrô impulsionando o início das obras da linha 5, que ligaria a Gávea ao centro do Rio, passando por Jardim Botânico e Laranjeiras, a extensão da linha 4 até o Recreio, fazer a ligação entre o Estácio e a Praça XV, e tirar do papel a linha 3, em São Gonçalo, Itaboraí e Niterói. “Temos que arrumar um jeito de conseguir isso e seguir empregando essas pessoas. Já estou com conversas bem adiantadas com o prefeito Eduardo Paes e com os prefeitos das outras cidades”, comentou.
O governador quer avançar também na modernização dos carros. O modelo apresentado nesta quinta-feira é igual aos que já circulam pelas linhas 1 e 2, apenas com equipamentos mais modernos, como câmeras internas de monitoramento e sistema inteligente de ar condicionado.
Cronograma
De acordo com Osório, já no próximo sábado, dia 8, moradores da Rocinha e de São Conrado poderão visitar as obras da estação que fica no bairro. Depois do carnaval vai ser a vez dos moradores da Barra conhecerem o Jardim Oceânico. Em março fica pronta a estação Nossa Senhora da Paz, em agosto Jardim de Alah, em outubro Antero de Quental e em Dezembro o metrô chega na altura da avenida Visconde de Albuquerque no Leblon. O metrô será totalmente aberto ao público em junho de 2016, dois meses antes dos jogos, com 19 carros novos.