Script = https://s1.trrsf.com/update-1727184466/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio de Janeiro é a 2ª cidade mais 'rude' do Brasil

Pesquisa da Preply mostra que a colocação se dá pelos comportamentos grosseiros dos cariocas, como falar muito alto em público, não prestar atenção aos pedestres, entre outros Rio de Janeiro é a 2ª cidade mais 'rude' do Brasil

13 jan 2023 - 18h07
Compartilhar
Exibir comentários

Uma pesquisa da Preply descobriu quais são as cidades do Brasil considerados mais "rudes" pelos brasileiros. De acordo com o estudo, a capital do Rio de Janeiro é a segunda colocada em ser "má educada", comportamento caracterizado por atitudes como falar muito alto em público, não prestar atenção aos pedestres, se distrair ao celular sem fones de ouvido em espaços abertos, entre outras.

Foto: Pão de Açúcar visto de Santa Teresa. | Rafa Pereira - Diário do Rio / Diário do Rio

No geral, o estudo pediu para residentes de 15 metrópoles expressarem com que frequência observam 12 comportamentos grosseiros na cidade onde moram. Os participantes também foram questionados sobre suas opiniões a respeito de dar gorjeta e se acreditam que moradores locais são mais rudes que os não nativos. Os dados foram selecionados para dar uma pontuação para cada um dos comportamentos em cada cidade, e com isso foi calculada a pontuação geral para todas. As cidades mais rudes obtiveram notas maiores.

Principais conclusões

As três cidades mais rudes do Brasil são Goiânia, Rio de Janeiro e Porto Alegre;

Os comportamentos rudes mais comuns no Brasil são se distrair ao telefone, ser barulhento em público e não reconhecer estranhos;

De acordo com nossas descobertas, Brasília é a cidade mais educada;

Os moradores da cidade de Campinas têm o título de mais generosos.

A cidade maravilhosa, segundo seus residentes, pode não  ter "encantos mil" . Com pontuação média de 6,58, o Rio de Janeiro foi classificado como a segunda cidade onde as pessoas são mais mal-educadas.

Quem demonstra mais falta de educação: nativos ou não nativos?

O estudo também questionou se os entrevistados achavam que os "locais" - pessoas nascidas e criadas em suas cidades - eram mais indelicados do que os não locais ou se ambos eram igualmente rudes. Dentre todas as cidades, 12,75% achavam que os não locais eram mais rudes do que os locais; 31,73% acreditavam que os moradores locais eram mais descorteses; 45,82% achavam que ambos são igualmente mal-educados; e 9,70% afirmaram não saber.

Hábitos de gorjeta: as cidades mais generosas do Brasil

Para medir a generosidade local, o estudo questionou aos participantes quais são seus hábitos em relação a gorjetas. E o Rio de Janeiro ficou em decimo lugar. Os moradores foram questionados quanto ao valor das gorjetas que ofereciam. A partir desses dados, foi calculado o tamanho médio da gorjeta que os residentes deixam em cada cidade para descobrir quais são os mais e os menos mesquinhos em uma escala de um a dez.

Metodologia

De 2 a 7 de novembro de 2022, foram questionados cerca de 1,6 mil residentes das 15 maiores cidades do país. Para participar da pesquisa realizada pelo Censuswide, era necessária residência de pelo menos 12 meses nos municípios. 

Para calcular as cidades mais rudes e educadas, foi pedido que os participantes que respondessem com que frequência presenciam 12 comportamentos desrespeitosos comuns onde residem. Em seguida, fizemos uma pontuação média dos dados resultantes para calcular a "pontuação de grosseria" média de cada cidade para classificá-las.

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade