RJ: moradores devolvem motos roubadas de depósito do Detran
Delegado informou que a Polícia Civil tomou conhecimento do roubo somente no último dia 2, e ainda está investigando o caso
Em uma iniciativa surpreendente, moradores da comunidade Fazenda Botafogo, na zona norte do Rio de Janeiro, começaram na madrugada de hoje (7) a devolver parte das 193 motos roubadas de um galpão terceirizado do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro), na madrugada do dia 31 de dezembro, naquela localidade.
Segundo o delegado da 40ª Delegacia de Polícia (DP), no bairro de Honório Gurgel, Luiz Alberto Cunha de Andrade, até o final da tarde de hoje haviam sido devolvidas 97 motos por parte dos moradores. O delegado, no entanto, rechaça a avaliação de que a devolução tenha sido feita de forma espontânea, por parte da comunidade.
“É um espontâneo entre aspas não é! A verdade é que essa devolução está ocorrendo como consequência da informação de que a Polícia Militar (PM) iria fazer um incursão na área para recuperar as motos roubadas. Foi o receio da operação que levou os moradores da comunidade a devolver os veículos ao depósito”, disse ele.
Em entrevista à Rádio Nacional, o delegado informou que a Polícia Civil tomou conhecimento do roubo somente no último dia 2, e ainda está investigando o caso. Ele adiantou que o depósito foi invadido por traficantes da região, com a ajuda dos próprios moradores, mas descartou a possibilidade de conivência dos funcionários do depósito. “Foi uma ação de bandidos, com ajuda do pessoal da comunidade. Não há nenhum elemento que indique a conivência de alguém do pátio”, disse.
O depósito do Detro é responsabilidade da empresa Rodando Legal que, segundo a polícia, já iniciou o levantamento para identificação das motocicletas levadas durante a ação dos criminosos, e informou que todos os proprietários que apresentarem a documentação exigida para retirada dos veículos serão ressarcidos de eventuais prejuízos.
Procurada pela Agência Brasil, a empresa Rodando Legal informou que iria se pronunciar, o que não fez até o fechamento da matéria, embora tenha sido procurada ainda pela manhã.
O caso veio a conhecimento público após reportagem do jornal Extra. No depósito do Detro ficam motos rebocadas por irregularidades e, segundo informação do jornal, o assalto foi comandado por Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, suspeito de chefiar o tráfico no Morro da Pedreira, na Pavuna, subúrbio do Rio.
Além de ser investigado por roubos de carros na região de Costa Barros e na Pavuna, Playboy também é suspeito de envolvimento na invasão de uma piscina da Vila Olímpica de Honório Gurgel, na zona norte do Rio. Na ocasião, bandidos foram fotografados ostentando fuzis nas instalações.
Segundo a Secretaria de Estado de Transportes, todas as providências cabíveis com relação à invasão já foram tomadas, e o Detro informou, em nota, que a empresa Rodando Legal foi orientada a disponibilizar todas as informações necessárias para colaborar com as investigações policiais. Além disso, foi solicitado reforço imediato no esquema de segurança do depósito.