RS: ônibus aposentado vira carceragem provisória para presos
Apelidado como Trovão Azul, o carro passará por adaptações até atender aos presos da capital gaúcha
Em meio à grave crise que afeta o sistema penitenciário gaúcho, envolvendo superlotação em carceragens de delegacias e a manutenção de presos em viaturas policiais, um item já aposentado ganhou nova função. Um ônibus fabricado em 1985 e utilizado pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) durante 28 anos para transportar presos vai agora servir de acomodação provisória para apenados. A medida será utilizada até que as medidas de urgência anunciadas no início do mês - como o uso de contêineres- saiam do papel.
O ônibus, apelidado de Trovão Azul em virtude da cor da carroceria, foi trasladado na quarta-feira de Uruguaiana, na Fronteira, para Porto Alegre. Ele precisou ser rebocado pois não trafegaria com segurança. Antes de ser oficialmente aberto para os apenados, passará por inspeções e reformas para proporcionar segurança e condições básicas para quem nele permanecer. O veículo deve ficar estacionado na 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), no bairro Navegantes, em Porto Alegre. No total, até 30 homens poderão permanecer no espaço para triagem.
O carro terá grades no interior da estrutura para evitar depredações, como ocorreu no último final de semana com um furgão da Brigada Militar parcialmente destruído por detentos no Palácio da Polícia. Na ocasião, celas do Palácio também foram parcialmente queimadas. O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou hoje a expectativa de que o ônibus-cela entre em operação a partir dos primeiros dias de dezembro.