Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Situação dos yanomami mostra indícios fortíssimos do crime de genocídio, diz Dino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu no sábado que o governo vai "civilizar" o tratamento aos povos indígenas

23 jan 2023 - 17h43
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula (PT) esteve em Roraima neste sábado, 21, após a Saúde decretar emergência de saúde pública aos yanomami
Lula (PT) esteve em Roraima neste sábado, 21, após a Saúde decretar emergência de saúde pública aos yanomami
Foto: Reuters

Há indícios muito fortes da materialidade do crime de genocídio na situação atual dos yanomami, afirmou nesta segunda-feira o ministro da Justiça, Flávio Dino.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu no sábado que o governo vai "civilizar" o tratamento aos povos indígenas, além de acabar com o garimpo ilegal nas florestas que prejudica a saúde dos moradores das aldeias.

As declarações foram feitas após o presidente visitar, em Boa Vista, a Casa de Saúde Indígena Yanomami, um dia depois de o Ministério da Saúde ter declarado emergência de saúde pública para enfrentar o que classificou de desassistência à população yanomami.

Reportagem publicada na sexta-feira pela plataforma Sumaúma com base em dados exclusivos revelou que o número de mortes de crianças com menos de 5 anos por causas evitáveis na Terra Yanomami aumentou 29%. Foram 570 pequenos indígenas mortos nos últimos quatro anos por doenças que têm tratamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade