Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sofrer violência predispõe jovens a consumir drogas

8 mai 2014 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

Sofrer violência na infância ou adolescência é um dos fatores que mais predispõem os jovens ao consumo de drogas. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgada nessa quarta-feira, crianças e adolescentes que se tornam vítimas de agressão física ou psicológica apresentam uma chance "significativamente superior" à população em geral a consumir drogas de modo problemático na vida adulta.

"As taxas de prevalência de consumo de substâncias entre as vítimas de violência precoce são significativamente superiores às da população geral. Observa-se, por exemplo, que mais da metade dos usuários de cocaína e mais de um terço dos usuários de maconha foram vítimas de abuso infantil", afirma o Segundo Levantamento Nacional de Álcool (Lenad) do Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Unifesp.

Levando em conta a população geral, o estudo aponta que aproximadamente uma em cada cinco pessoas foi alvo de violência na infância e adolescência (21,7%). Esse número, todavia, sobe para praticamente uma em cada duas no caso de usuários de maconha (47,%) e de cocaína (52%), indicando que há uma forte correlação entre vítimas de agressão na juventude e o consumo de drogas na vida adulta.

As agressões mais comuns vão desde arranhões, beliscões, empurrões até espancamento a ponto de deixar marcas no corpo. O estudo destaca que "quase 1% dos entrevistados relatou ter sido vítima de um ataque com faca ou arma de fogo por seus pais ou cuidadores durante a infância e/ou adolescência."

A pesquisa ouviu 4.607 indivíduos de 14 ou anos em mais, entrevistados aleatoriamente em 149 municípios de todo o território nacional. Cada um respondeu a um questionário de 800 perguntas. O relatório completo está disponível para o público.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade