Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP: após prisão de brasileira, ONG protesta em frente a consulado russo

20 set 2013 - 18h54
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Ativistas seguram cartazes em frente ao consulado da Rússia, em São Paulo
Ativistas seguram cartazes em frente ao consulado da Rússia, em São Paulo
Foto: Paulo Pereira/Greenpeace / Divulgação

Após a detenção da brasileira Ana Paula Alminhana Maciel, 31 anos, em um protesto do Greenpeace contra a exploração de petróleo no Ártico pela Guarda Costeira da Rússia na tarde de quinta-feira, ativistas do grupo foram ao consulado-geral russo em São Paulo, na avenida Lineu de Paula Machado, zona oeste da capital paulista, nesta sexta-feira, para entregar nas mãos do embaixador Sergey Akopov uma carta explicando a situação e pedindo a libertação de todos os 30 ativistas que participavam do ato.

A brasileira Ana Paula Maciel foi presa em protesto na Rússia
A brasileira Ana Paula Maciel foi presa em protesto na Rússia
Foto: Nick Cobbing/Greenpeace / Divulgação

Em nota, o Greenpeace afirma que o grupo foi recebido "com desnecessária violência”, e que um funcionário da embaixada “nem ao menos aceitou receber o envelope, expulsando os ativistas do prédio”. “A única orientação foi depositar a carta na caixa postal da embaixada, e nem ao menos uma confirmação de recebimento foi concedida."

A detenção

Um grupo de 30 manifestantes foi preso pela Guarda Costeira russa, na tarde de ontem, durante um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico. O grupo era tripulante do navio Artic Sunrise. 

De acordo com o Greenpeace, os oficiais russos tomaram o Arctic Sunrise de maneira ilegal. “Segundo a convenção de Leis Marítimas da ONU, todo e qualquer navio estrangeiro tem direito de navegar livremente nas EEZ’s (zonas exclusivas de comércio). O Arctic Sunrise navegava a EEZ da Rússia quando foi invadido pela Guarda Costeira”, afirma o grupo em nota. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade